28 de janeiro de 2016

O que preciso saber sobre o Carnaval em Salvador?

shutterstock_179276174

Pensando em curtir o maior carnaval de rua do país? Preparamos esse post com várias informações e dicas para que você se prepare para a folia carnavalesca em território soteropolitano. Sobretudo, se você vem a cidade pela primeira vez.

Salvador possui três circuitos oficiais do Carnaval – cada um ocorre numa “região” da cidade. O Circuito Dodô é o principal da cidade – onde as atrações mais conhecidas se apresentam. O trio elétrico faz um percurso que vai da Barra à Ondina. Já o Circuito Osmar é considerado o mais tradicional da cidade. E, começa na Avenida Sete, passa pelo Campo Grande e encerra na Carlos Gomes. E, o Circuito Batatinha que acontece no Centro Histórico. Diferente dos outros dois circuitos, este resgata a tradição de carnavais passados – marchinha, fanfarra e os blocos. Este circuito é considerado mais tranquilo, tanto que reúne famílias (inteiras) que querem brincar o carnaval. É, nesse circuito que também se apresentam os cortejos afros.

O Carnaval oficial começa a partir do dia 03/02 e vai até 10/02. Entretanto, acontecem nos dias 30 e 31 de Janeiro o pré-carnaval. O “Fuzuê” – desfile com bandas de sopro, percussão e batucada – acontece no trajeto entre o Clube Espanhol e o Largo do Farol; E, o “Furdunço” – onde se tem shows gratuitos em mini trios da Ondina à Barra.

No Carnaval de Salvador você pode curtir as principais atrações sem necessariamente ter que pagar para vê-los – mais conhecidos como “foliões pipocas”. Entretanto, se quiser pular o carnaval dentro das cordas, você vai precisar comprar um “abadá” – uma camiseta do bloco. Os principais blocos do carnaval são: Bloco Coruja, Bloco Camaleão, Bloco Olodum, Bloco Nana Banana, Bloco Cerveja e Cia.

Por isso, preparamos um documento com os oito principais blocos dos Circuitos Dodô e Osmar – que você poderá baixar aqui.

A quem não tem coragem de pular o carnaval no “chão” – dentro ou fora das cordas – e quer investir numa opção mais cômoda, há os Camarotes. Existem vários em ambos os circuitos da folia. Entre eles: O Expresso 222 (do Gilberto Gil), Camarote Ilê Aiyê, Planeta Band Othon, Camarote Salvador e etc. Se vier a Salvador com mais pessoas, talvez alugar um apartamento num dos circuitos seja uma boa opção. Sobretudo, porque muitos proprietários de apartamentos – inclusive, com uma vista privilegiada das principais avenidas do carnaval – querem tranquilidade durante esse período. Existem vários sites na internet que oferecem hospedagens por temporada – no período do carnaval. Além disso, fique ligado nos grupos do facebook.

* Imagem de destaque da postagem via Shutterstock.

Vem com a gente, e se pluge!

Fanpage: Se Pluga no Mundo

Twitter: Se Pluga no Mundo

Instragam: Sepluganomundo

Receba o nosso conteúdo no seu e-mail. (É só colocar seu endereço de e-mail, e verificar a imagem! Você receberá um e-mail de confirmação, clique no link, e pronto, você será informado quando publicarmos um novo post!)

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!