6 de janeiro de 2015

Visite em Santiago: Centro Cultural de La Moneda.

????????????????????

Santiago é uma daquelas cidades grandes que te presenteia com uma rica e diversificada gama de opções de lazer e cultura. E, é sobre um de seus espaços culturais que gostaria de falar contigo. Localizado abaixo de um dos principais pontos turísticos da capital chilena – no Palácio De La Moneda – funciona um espaço cultural de deixá-lo de boca aberta.

????????????????????

O Centro Cultural de La Moneda é o lugar certo para você passear durante uma manhã inteira, ou talvez ainda, parte de sua tarde. O espaço oferece aos seus visitantes um número diversificado de exposições, e atividades. Eles possuem a cada quatro meses, uma amostra focada em uma temática – o que é maravilhoso, já que dá ao local a possibilidade de sempre trazer algo novo; por exemplo, em dezembro do ano passado (ainda difícil dizer isso, 2014) quando estivemos na cidade, tudo estava voltado para o Brasil.

???????????????

Logo no primeiro nível, possui um balcão para que guarde todas as suas coisas – mochila, bolsa e suas variáveis. Assim, descendo a rampa. Você terá uma área – logo ao lado de um cine – voltada para criações de roupas que representam o dialogo na moda  entre o Brasil e o Chile – peças um tanto diferentes, e  exóticas.

???????????????

E, no nível principal, três exposições, e mais um pouco. A primeira delas – que é gratuita – mostra várias peças, e artefatos do imaginário relacionados com a religião católica – o mesmo não tem uma relação direta com o tema central, o Brasil.

la moneda 670

Já na segunda sala de exposição titulada “Brasil – Urbano e Rural”, traz objetos que possuem forte relação com a cultura brasileira, sua religiosidade, dança, bem como, faz referências as nossas favelas, o povo, trajes, etc. Encontra-se um número variado de objetos, entre eles: quadros, artesanatos, fotografias, e coisas do tipo.

???????????????

Na terceira sala tem uma exposição a “El paso a La Modernidad” que é voltada para a arte moderna no Brasil. Há algumas fotografias, quadros, pinturas, esculturas…

E, o melhor de tudo isso é que você pode ter acesso às duas salas de modo gratuito, antes das 12h.

????????????????????

Além das exposições, você pode também se distrair com duas atividades que ocorrem em paralelo – ao menos, aconteceu quando estive por lá – a aula de dança e ritmo que foi focada em dança contemporânea e afro-brasileira, uma ótima chance de interagir com outras pessoas, e enxergar o nosso Brasil, pelos olhos do outro.

Ah, gravei um pedaço – sem edições! Ver só:

???????????????

A outra atividade que acontece é a oficina de linografia – uma técnica de criação de telas, e impressão através da tinta a óleo em pano, ou materiais do tipo. Para quem gosta de atividade que mexa com o seu lado criativo, ou que tenha jeito com trabalhos mais delicados, ou até mesmo pra você que não tem jeito, e quer mesmo assim passar o tempo, e se entreter com algo. O Prof. Matias Nogueira possui uma didática ótima, além de tudo, muito atencioso, e sempre está observando o nosso progresso durante o processo. Ele possui um currículo profissional de dá inveja a qualquer um.

Vem com a gente, e se pluge!

Fanpage: Se Pluga no Mundo

Twitter: Se Pluga no Mundo

Receba o nosso conteúdo no seu e-mail. (É só colocar seu endereço de e-mail, e verificar a imagem! Você receberá um e-mail de confirmação, clique no link, e pronto, você será informado quando publicarmos um novo post!)

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!