15 de dezembro de 2014

Para além do Pelourinho: Santo Antônio Além do Carmo.

Fundação Casa de Jorge Amado

Vista das torres da Igreja do Santíssimo Sacramento, no lado esquerdo da foto.

A verdade é que para muitos, os atrativos do centro histórico de Salvador se resumem apenas a Praça São Tomé de Souza (dá pra visitar – e sem pagar nada – as instalações e acervo do Palácio do Rio Branco), a – caminho da – Praça da Sé (vale conhecer, o Museu da Misericórdia), e Pelourinho (entre os tantos, provavelmente, goste da Fundação Casa de Jorge Amado, e do Museu da Gastronomia Baiana). Entretanto, para você viajante ávido por novas e diferenciadas experiências de viagens, acredito que a visita ao bairro Santo Antônio Além do Carmo, o proporcione um novo olhar acerca do centro histórico.

igreja do santissimo sacramento

Escadarias e Igreja do Santíssimo Sacramento.

Ao chegar às portas da Fundação Casa de Jorge Amado, você  já avistará, as torres da Igreja do Santíssimo Sacramento, bem como, a ladeira de pedras irregulares que dão acesso ao bairro Santo Antônio Além do Carmo. Foi nas escadarias desta igreja que foram gravadas as cenas do filme “O Pagador de Promessas” que recebeu algumas indicações, e prêmios internacionais.

Terça da Bênção

O Daniel Thompson (Blog Mochileiro das Maravilhas) vendo o show do Gerônimo e os seus convidados nas escadarias da Igreja do Santíssimo Sacramento.

São nelas também que acontecem todas as terças feiras à noite (a partir das 20h) as chamadas Terças da Bênção. Onde a agitação e a boa música ficam por conta do cantor Gerônimo e seus convidados (a entrada é franca). Ah! Provavelmente, ninguém tenha lhe contado que debaixo dessas escadarias – onde você senta durante as apresentações do cantor – existe um ossuário.

Igreja Ordem Terceira do Carmo;

Fachada da Igreja Ordem Terceira do Carmo.

Há alguns metros da Igreja do Santíssimo Sacramento, você verá a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Ela integra junto com o convento e igreja do mesmo nome, um rico conjunto arquitetônico. A propósito, ela já não possui a mesma fachada de 1788, período este em que foi construída, por conta de um incêndio que conseguiu acabar com quase tudo, sendo assim inaugurada, quinze anos depois, em 1803 com a fachada atual. Foi na Igreja do Carmo (logo ao lado da Ordem Terceira) que foi assinada a rendição dos holandeses, na época da invasão Holandesa (1624/1625) obrigando a retirada dos mesmos. Nos dias atuais, ela também já foi palco do casamento de uma das grandes artistas do cenário baiano, a Claudia Leite (Quer saber como foi? É só clicar aqui). Já o Convento do Carmo trata-se de um museu carmelitano por excelência, visto que seu acervo representa o contato dos religiosos com o mundo civil. Atualmente, funciona neste espaço um luxuoso hotel da Rede Pestana.

Santo Antônio Além do Carmo

Fachadas dos casarios e Plano Inclinado no Bairro Santo Antônio Além do Carmo.

Você notará que o Bairro de Sto. Antônio Além do Carmo é bem parecido com o Pelourinho. Entretanto, ele possui peculiaridades únicas que fazem dele, outro capítulo a parte do Centro Histórico de Salvador. A começar pelo fato deste, ser bem mais tranquilo, e inclusive, por ser um bairro residencial que já teve moradores ilustres, tal como: Gilberto Gil. Além disso, o bairro é conhecido pela concentração de hotéis de luxo, muitos destes com visão panorâmica lindíssima da Baía de Todos os Santos.

Cruz Pascoal

A Cruz Pascoal.

A alguns passos dali, você terá o Brechó do Cabral – conhecidíssimo, por vender de tudo, inclusive, objetos antigos, muito destes, possuem relação com o bairro -, Plano Inclinado – que liga o Comercio ao bairro. Em frente a este último, a Cruz Pascoal. Um oratório criado em 1783, por Pascoal Marques de Almeida, como ato de fé a Nossa Senhora do Pilar. Pelo caminho, até o Largo do Carmo, teremos a Igreja do Boqueirão, e um prédio de frente a igreja, onde funciona as Obras Assistenciais de Irmã Dulce.

Casa Oitão e Igreja do Sto Antônio Além do Carmo

Parte da Casa Oitão e Igreja do Santo Antônio Além do Carmo.

Já no largo do bairro, destaca-se a Casa de Oitão – edifício de notável mérito arquitetônico. A Igreja, Praça e Forte do Santo Antônio Além do Carmo – que por sinal, já escrevemos.

Vem com a gente, e se pluge!

Fanpage: Se Pluga no Mundo

Twitter: Se Pluga no Mundo

Receba o nosso conteúdo no seu e-mail. (É só colocar seu endereço de e-mail, e verificar a imagem! Você receberá um e-mail de confirmação, clique no link, e pronto, você será informado quando publicarmos um novo post!)

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!