13 de novembro de 2014

Visite em Salvador: Forte de Santo Antônio Além do Carmo

Trecho do bairro Santo Antônio Além do Carmo. Ao fundo, Plano Inclinado que liga o Comércio a região.

Subindo a ladeira do bairro residencial de Santo Antônio Além do Carmo, e num trajeto de cerca de dozes minutos de caminhada por ruas de pedras irregulares, e casas de tamanhos e cores diferentes que chegamos ao largo, onde está localizado o forte. Na última oportunidade tive o prazer de mostrá-lo a um amigo blogueiro que veio a Salvador com o propósito de descobrir lugares pouco conhecidos pelos turistas nas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. (Confira o resultado de sua visita à cidade, aqui e aqui) Se fizesse uma enquete com os turistas que visitam a capital soteropolitana durante o ano; penso que dos 100% de viajantes ouvidos, apenas 20% deles diriam que o teria conhecido. E, olhe que ele está localizado num bairro, praticamente, ao lado do badalado Pelourinho.

???????????????

Fachada do Forte do Santo Antônio Além do Carmo.

Atualmente, ele é popularmente conhecido como Forte da Capoeira. Como o próprio nome já sugere, o espaço desde que foi revitalizado se transformou num centro de difusão da capoeira. Principalmente, após a dança – para uns, e – luta – para outros – ter sido reconhecida como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (IPHAN) e o Ministério da Cultura (MinC).

???????????????

Visão do pátio, sentido a entrada do Forte da Capoeira!

O forte desempenhou um importante papel na história da Bahia. Principalmente, após a expulsão dos holandeses de Salvador. Pois, além da função de guardião de defesa da cidade, ele foi utilizado por diversas vezes, como prisão. Muitos desses prisioneiros eram pessoas ilustres como Sebastião de Castro Caldas, capitão de Pernambuco que em 1711 veio fugido da Guerra dos Mascastes. Além dele (Sebastião), os homens negros da Revolta dos Malês, também foram prisioneiros do forte em 1835. O Monumento foi transformado em Casa de Detenção nos anos 50, só vindo a ser desativa em 1976; Suas instalações, também, abrigaram presos políticos durante o regime militar.

???????????????

Hoje, as celas que serviram como prisão, são espaços para a difusão e prática da capoeira. São nelas que, se instalaram diversas escolas, algumas destas conhecidas internacionalmente, por seu estilo (regional e angola). O estilo Angola é aquele “jogo” que envolve muita malícia, com movimentos baixos, e música mais lenta. Do outro lado, o estilo Regional é aquele “jogo” com movimento mais em cima (o capoeirista, fica mais em pé), com ritmo mais acelerado, e sem a malícia, tão característica da capoeira angola.

???????????????????????????????

Blogueiro Daniel Thompson, do Blog Mochileiro das Maravilhas.

Tivemos a oportunidade de conhecer algumas academias. Entre elas: a Filhos de Bimba, que desde a sua fundação – há quase três décadas – possui o compromisso com o legado deixado pelo Mestre Bimba. Para quem ainda não sabe, o mestre Bimba foi o criador da Capoeira Regional. Esse estilo alia os golpes da luta primitiva (angola), a um conjunto de golpes bem definidos, movimentos amplos, jogo alto, e visualmente, mais atrativo e bonito! Na ocasião, não conseguimos ver a aula, tão pouco, o jogo (a propósito, aceito convites para assistir ao jogo!)… mas, ouvimos um breve comentário sobre a sua relação com o mundo da capoeira, ao som do berimbau – instrumento de apenas uma corda, uma cabaça, chocalho e uma vareta!

Vem com a gente, e se pluge!

Fanpage: Se Pluga no Mundo

Twitter: Se Pluga no Mundo

Receba o nosso conteúdo no seu e-mail. (É só colocar seu endereço de e-mail, e verificar a imagem! Você receberá um e-mail de confirmação, clique no link, e pronto, você será informado quando publicarmos um novo post!)

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

2 Respostas para “Visite em Salvador: Forte de Santo Antônio Além do Carmo”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Gonzalo
    Responder 25. dez, 2014 at 13:05

    Excelente toda la información que publicaste sobre bahía! me organizaste el viaje. Gracias, saludos


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 04. jan, 2015 at 15:37

      Hola, Gonzalo
      Que bueno que yo lo ayudé con tu viaje! =)
      Un fuerte abrazo! Que desfrutes de sus vacaciones!

      Hasta luego!
      Att,
      Cidilan