18 de novembro de 2014

Roteiro pelo Centro Historico de Rio Branco

???????????????

Fonte e Palácio do Rio durante a noite!

Se você tem como destino Cusco no Peru, bem como, Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. Certamente, você precisará passar por Rio Branco. Sobretudo, para quem pretende se aventurar numa viagem, mesclando trajetos com transporte aéreo, e terrestre. Se estiver na capital acriana no período natalino, melhor ainda. Pois, as cores e as sensações do natal, se afloram e nos deixa, aindda mais apaixonados por essa cidade!

A propósito, foi nessa época natalina que pisei em terras acrianas pela primeira vez. Tinha acabado de chegar de uma viagem longa e desgastante – já que moro em Salvador, e para se chegar nessas “bandas” é necessário fazer uma conexão no aeroporto de Brasília. Entretanto, cada minuto de espera foi recompensado pelo presente de ter conhecido o amigo, responsável pelo Blog Peru via Acre – projeto este que muito me ajudou a obter informações importantes sobre a viagem aos países vizinhos – e, claro por ter sido apresentado as luzes desta cidade, que apesar de seu estilo de interior, oferece aos mais agitados, opções de entretenimento, sem dispensar a agitação dos grandes centros urbanos do nosso país.

A dica “chefe” de hoje é… organize o seu roteiro, e reserve ao menos um dia para conhecê-la. Valerá a pena, acredite! É aconselhável que você aproveite o dia para descansar, e só saia no finalzinho da tarde. Pois, a cidade faz um calor, e um abafamento “daqueles”, mesmo para aqueles que assim como eu, vivem na região nordeste do Brasil.

Então, vamos ao ponto! Preparamos um roteiro rápido para você conhecer o Centro Histórico da cidade a pé.

???????????????

Palácio do Rio Branco

Enquanto o sol ainda não se foi. Comece o seu roteiro pelo Palácio do Rio Branco. A sua fachada, muito me fez lembrar a arquitetura grega, por conta das suas imponentes colunas. A construção do palácio foi iniciada no ano de 1920, tendo suas obras finalizadas em 1948. Após a sua revitalização em 2002; agora, ele possui uma exposição que apresenta as fases históricas do povo acriano.

Só em nível de informação, existem ao menos duas outras construções com o mesmo nome, entre eles, o Palácio do Rio Branco em Salvador. Se vier a capital soteropolitana, vale incluí-lo no roteiro. Voltando ao Palácio Acriano, se quiser conferir a exposição, deixe-a para uma outra hora. Lembre-se que o seu interesse está em observar a cidade se transformar “da água para o vinho” – ou que seja do dia para a noite.

???????????????

Fonte e Obelisco!

Ainda na praça em frente ao palácio, você terá a fonte, e o obelisco em homenagem à Revolução Acreana – acredito que este seja o marco histórico mais importante para a cidade. Além disso, encontrará o “Centro de Informações ao Turista” caso tenha interesse em pegar folders com informações turísticas e afins.

????????????????????

Estatua do Chico Mendes

 Aproveite para tirar uma foto com a estatua em tamanho natural do Chico Mendes (ela foi feita com argila e bronze). Provavelmente, você deve está se perguntando quem é o Chico Mendes. Pois, deixe-me te contar rapidinho. Ele foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental que foi assassinado por ir contra os interesses dos fazendeiros e políticos da região.

???????????????

Assembleia Legislativa do Acre, logo na hall de entrada, a estatua do Luiz Galvez.

Logo ao seu lado esquerdo, você terá a Assembleia Legislativa do Acre. De longe, ele não possui um atrativo arquitetônico e histórico. A não ser pelo fato, de na entrada do edifício possuir a estatua do Luiz Galvez, um espanhol que proclamou a Independência do Acre, e governou a cidade por duas vezes. É dele a frase: “Se a pátria não nos quer, criamos outra. Viva ao povo independente do Acre”. Dizem que não existe um só acriano que não saiba essa frase. Posso lançar um desafio, produção?

???????????????

Mercado Velho.

Descendo a rua, e atravessando ao seu lado esquerdo. Você vai se deparar com o Mercado Velho. Sua construção data de 1920, e atualmente, é considerado um point para comprar ervas medicinais, inclusive, a loja “Milagres da Floresta” é referência no quesito; o próprio “Dr. Raiz” já foi convidado a participar de vários programas na TV brasileira. Além disso, é possível encontrar artigos de artesanato, e religiosos.

???????????????

Passarela Joaquim Macedo.

Atravesse a Passarela Joaquim Macedo. Ela foi inaugurada (em 2006, ou seja,) há oito anos, tendo sido “batizada” com o nome do ex-governador da cidade. Atualmente, ela é utilizada por um grande número de pessoas. Não se admire em ver alguns garotos – loucos – pulando da ponte dentro do rio. Ao chegar ao final dela, você estará no Calçadão da Gameleira.

???????????????

Calçadão de Gameleira.

Esse é o ponto mais turístico – e antigo – da cidade. Ele está localizado na outra margem do rio Acre. É lá que encontraremos a Gameleira, árvore símbolo de perseverança e resistência que caracterizam o povo acriano. E, foi debaixo dessa árvore que a fundação da cidade de Rio Branco se deu. Além disso, o Monumento da Bandeira Acreana (Dica: tente fazer uma foto a partir da passarela, no finalzinho da tarde, é a coisa mais linda). Esse é o point de encontro, dos amigos, dos colegas de trabalho, do(a) namorado(a), da família…

????????????????????

Obelisco, Fonte e Palácio do Rio Branco, Luzes da cidade (2013/2014).

Faça o mesmo roteiro, e veja a cidade banhada pelas luzes natalinas. Certamente, você vai se surpreender. Fui duas vezes, e nas duas oportunidades, a prefeitura tinha caprichado – igualmente – na decoração.

Vem com a gente, e se pluge!

Fanpage: Se Pluga no Mundo

Twitter: Se Pluga no Mundo

Receba o nosso conteúdo no seu e-mail. (É só colocar seu endereço de e-mail, e verificar a imagem! Você receberá um e-mail de confirmação, clique no link, e pronto, você será informado quando publicarmos um novo post!)

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!