2 de maio de 2013

Compras antes de voltar ao Brasil em Cusco.

mercado central2
Diga ai, quem não gosta de comprar – acho que ninguém não é –? Apesar de eu ser bem controlado no quesito, confesso que tem horas que dá aquela ânsia de sair comprando as coisas, principalmente, se for livro, – minha mãe que o diga; até me segura pelo braço, quando passamos por qualquer livraria ou banca de livros. Imagine em viagens internacionais que a moeda local ajuda, e as coisas parecem muito mais interessantes por lá do que por aqui – que a verdade seja dita, são ‘$im’ –, sobretudo, se a sua viagem tem como destino países da América do sul, por exemplo. Turista brasileiro já gosta de fazer umas comprinhas, os números revelam isso todos os anos. Tem gente que até traz várias coisas na mala, mas, tem endereço certo, ficar pegando poeira por falta de uso – falando nisso… o Blog Finestrino tem uma serie de postagens “Comprei, mas, nunca usei”, elas listam itens que compraram durante suas viagens, e depois montam um look com tais peças, por sinal, o resultado é sempre muito engraçado!

mercado central de san pedro-1

Cusco é uma cidade grande com aspectos de cidade do interior, sabe? A população local já gosta de “fazer uma feira” – como aqui costumamos dizer – no Mercado Central de San Pedro. Considero-o, como o melhor lugar em Cusco para se comprar artesanatos. O motivo? Num só lugar, você encontra um grande número e variado de artesanatos da região com preços mais em conta que em outras partes da cidade. Além de, é claro, ser um lugar bem interessante para conhecer os hábitos alimentares dos locais, bem como, ter uma ideia da variedade de verduras, vegetais, frutas cultivadas nessas bandas.

Enfim, sem mais delongas, o que acha de conhecer algumas de nossas sugestões de lembrancinhas para os familiares queridos que ficaram no Brasil?

 caneca cusco1

1-       CANECA COM A IMAGEM DE MACHU PICCHU

Entre uma e outra barraca de artesanato encontrei essa linda caneca com o desenho da antiga cidade inca, Machu Picchu, acredito que a mais conhecida atração turística peruana.

Preço: 10,00 a 20,00 Soles

 queijo cusco-1

2-      QUEIJO PERUANO

Existem várias opções de queijo. Vale experimentar antes para sentir o sabor do queijo. Fique esperto, enquanto o quão salgado ele é, de repente, não seja um bom presente para uma pessoa que tenha problema de pressão alta. Se procurar direito, e o mais importante saber negociar você vai conseguir ótimos preços.

Preço: 10,00 a 15,00 Soles

 pochete4

3-     POCHETE

No lado de fora, encontramos várias barraquinhas vendendo vários tipos de pochetes, inclusive de marcas diversas. Entretanto, se a ideia é levar algo que faça lembrar o Peru, compre uma mais simples lá dentro do mercado mesmo. A pochete tem duas divisórias a da frente, e a de cima. O tecido com que é feito, é ótimo e de muita resistência. Fora que é linda!

Preço: 10,00 a 15,00 soles

 moedeiro2

4-      “MOEDEIRO”

Esse é um item útil no nosso dia a dia; tanto para homens – eu, por exemplo, coloco meu pendriver, cartão de memória etc… é muito mais fácil de localizar dentro da mochila – quanto para mulheres – que em sua maioria guarda moedas de um e outro troco. Nós, por exemplo, ganhamos de nossos amigos acrianos, e adoramos!

Preço: 5,00 a 8,00 soles.

Já fora do Mercado Central, você encontra outros dois bons presentes:

 doce de leite-3

5-     DULCE DE LECHE

Quem gosta de ‘doce de leite’ vai adorar o peruano. Principalmente, se for da marca Glória, conhecida pela qualidade dos seus produtos – ela domina as prateleiras dos supermercados. Comprei num supermercado no lado oposto do Mercado Central de San Pedro, quando tentava fazer um caminho diferente, do qual estava acostumado, na tentativa de conhecer e achar algo inusitado, diferente e interessante. Mas, em qualquer supermercado você encontra, é só perguntar por ‘manjarblanco’ é mais fácil do que você dizer ‘Dulce de Leche’.

Preço: 2,80 a 3,50 Soles (pacote com 200 gramas)

 xadrez1

6-     XADREZ PERSONALIZADO

Adoro jogar xadrez, apesar de não jogar com aquela frequência de antigamente. As tradicionais peças do xadrez dão lugar, aos personagens baseados na população inca. Provavelmente, nas guerras incas que ocorreram por lá. Você encontra na Capilla de San Ignacio de LoyolaBenemerita Sociedad de Artesanos Del Cusco próximo a Plaza de Armas.

Preço: 20,00 à 30,00 soles

Se você foi a Cusco, tenho certeza que você tem ótimas dicas de coisas para trazer para os familiares. Conta ai!

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

2 Respostas para “Compras antes de voltar ao Brasil em Cusco.”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Pousada em Florianópolis
    Responder 03. maio, 2013 at 17:07

    Brasileiro adora umas comprinhas né ow… x)

    Sempre quando viajamos para Miami é a mesma coisa, aproveitamos os preços e fazemos umas comprinhas.

    Muito bonito o lugar e com coisas bem diferentes, parabéns.


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 03. maio, 2013 at 22:07

      Sim, sim! Verdade! =)
      Miami é uma tentação pra qualquer um… Não tem como vir de mão vazia!
      Valeu!
      Forte abraço!
      Att,
      Cidilan