Visite em Salvador: Palácio do Rio Branco
Você acredita que desde a abertura do Palácio do Rio Branco em 2010, nós ainda não tínhamos feito à visita as suas instalações? Nesse espaço de tempo já conhecemos a Fundação Casa de Jorge Amado, o Museu de Gastronomia Baiana e, o Museu da Misericórdia, espaços estes interessantes que você certamente, vai gosta de visitar. Dessa vez, aproveitamos a visita do blogueiro Daniel Thompson (Blog Mochileiro das Maravilhas) para corrigir essa falta gravíssima – ele que veio a capital soteropolitana com a missão de conhecer os atrativos dessa cidade, por conta do Projeto Turismo na Copa do Portal UOL.
Localizado na parte alta da cidade de Salvador, o Palácio do Rio Branco é uma das construções arquitetônicas que mais me chamam atenção nesse pedaço do Centro Histórico. Ele abrigou em 1549, o até então Governador do Brasil, e fundador da cidade, Thomé de Souza, que dá o nome a praça. Após um bombardeio que incendiou e comprometeu grande parte das instalações do palácio, o mesmo foi reinaugurado em 1919 com o nome, e as características atuais.
Logo na entrada do Palácio do Rio Branco, o visitante tem a oportunidade de conhecer a exposição permanente “Memorial dos Governantes Republicanos da Bahia” que reúne cerca de 2000 artefatos/documentos relacionados à vida privada, cotidiana, profissional e governamental dos Governadores do Estado da Bahia, bem como, um painel cronológico com os principais atos e fatos que aconteceram durante vários períodos da política baiana.
Ainda no térreo, pode-se observar de outro ângulo os principais cartões postais da cidade, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Forte São Marcelo e ainda ter uma bela vista da Baía de Todos os Santos. Entretanto, se você quiser conhecer mais a fundo os detalhes e marcas que fazem desse espaço tão rico histórica e culturalmente, o aconselho a fazer a visita guiada gratuita que acontece a cada 30 minutos, e tem duração de cerca de 20 minutos.
Provavelmente, você já até conheça alguns dos ambientes do Palácio do Rio Branco, visto que algumas cenas da Minissérie brasileira “O Canto da Sereia” foram gravadas nesse espaço. Nesse, existe uma exposição em que reúne peças do mobiliário em estilo rococó utilizado em diferentes períodos pelos governantes, bem como, uma sala batizada com o nome de Pompéia, pequena cidade italiana.
Quer continuar a ler a nossa série de postagens sobre a cidade? Então, aproveita e acompanha mais de perto:
Twitter: @Sepluganomundo
Facebook: /Sepluganomundo
Serviços:
Onde: Praça Thomé de Sousa s/n. Salvador-Ba
Quando: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado e Domingo das 9h às 13h.
Site: www.ipac.ba.gov.br e www.fpc.ba.gov.br
E-mail: igor.astec.ipac@gmail.com
Telefone: 71 3117-6492
Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!