15 de janeiro de 2013

Museu de La Ciudad de Buenos Aires


mdbsas

Localizado em uma das principais ruas de San Telmo – conhecido bairro boêmio em que acontece a famosa e badalada feira de antiguidades e artesanatos – o Museu de La Ciudad de Buenos Aires se destaca por mostrar em sua exposição permanente vários itens que fizeram parte da vida e do cotidiano dos seus cidadãos há décadas.

A exposição do museu ocupa dois prédios; caso tenha bastante tempo na cidade, sugiro que o conheça num dos dias em que a visita é gratuita. Como estávamos hospedados a algumas quadras, e sempre passávamos por ele, decidimos que aquele seria o dia ideal para conhecer o seu acervo.

Na primeira parte da exposição você poderá apreciar e ter informações acerca da história e da representatividade de algumas portas e maçanetas expostas, – isso mesmo que você leu – que foram utilizadas em diferentes e memoráveis décadas. Apesar da história, e claro, toda carga significativa que carregam em torno de si, confesso que achei a exposição muito fraca; digo isso principalmente, pelo escasso número de peças expostas – se você é um apreciador de tais artigos, seria muito melhor e válido que saísse pela cidade fotografando tais preciosidades que são facilmente encontradas em pleno Centro da Cidade de Buenos Aires, ainda nos dias atuais.

mdbsas6

Já no segundo ambiente, no andar de cima do prédio ao lado, você terá a oportunidade de ver, acredito que a melhor parte da exposição. A princípio, o barulho das tabuas frouxas da escada pode até assustá-lo, mas, a riqueza do seu acervo é indescritível.

mdbsas5

Nas primeiras salas do prédio, você terá a chance de ver uma réplica de um quarto mobiliado de décadas passadas, mobiliado com uma cama e um berço, bem como, ao lado um escritório com os seus móveis, e alguns objetos.

mdebsas1

Já nas outras salas, a maioria dos objetos é dedicado aos brinquedos que eram utilizados pelas crianças portenhas; por lá, encontrará uma imensidão de itens, entre eles: bonecas, carros de madeira, pipas, bola, e tudo que esteja relacionado ao imaginário infantil.

mdbsas-3

O museu também possui em suas dependências uma biblioteca com um rico acervo de livros, especializada sobre o tema: Buenos Aires. Certamente, você não encontrará uma biblioteca com tantos títulos sobre a cidade em toda a capital argentina.

Serviço:

Site: http://museos.buenosaires.gob.ar/ciudad.htm

Direções: Calle Defensa 219/223

Telefone: 4343-2123/ 4331-9855

Quando: Segundas e Quartas: Grátis

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!