27 de novembro de 2012

Portugal e seus tesouros. Azeite de Trás os Montes e a filigrana de Viana do Castelo.

O que mais pode-se encontrar em Portugal são tesouros escondidos. Mas se eles estão escondidos, por que conseguimos encontrá-los? Porque eles estão, exclusivamente, ao alcance de visitantes que possuem bom gosto. Você tem bom gosto? Então vai gostar dessas dicas. Pensei em guardá-las para mim e para quem aqui vive, mas vou compartilhar com vocês e começo com três.  Sim, porque se um é pouco, dois é bom e três é demais, quero que sinta esse país como eu sinto: Portugal é demais! Demais de bom, demais de encantador, demais da conta!

As dicas valem ouro para quem pensa em compras, em bons presentes e boas lembranças. Não só material, mas cultural também; Afinal, com essa globalização, é cada vez mais difícil encontrar souvenirs realmente autênticos.

Quando pensamos em Portugal, logo pensamos em azeite português. Extra virgem, com especiarias, tradicional, são muitas opções no mercado, mas já pensou em azeite com ouro? Produzido pela Casa Aragão, na Alfândega da Fé, direto de Trás os Montes, o azeite Ouro Líquido possui partículas de ouro gourmet de 23 quilates que, segundo o produtor, são benéficos no combate ao envelhecimento da pele, atua na diminuição dos níveis de stress, além de agir positivamente sobre a libido, entre muitos outros benefícios. A embalagem é excelente para transportar dentro da mala (acredite, já sofri bastante com garrafas muito desajeitadas de azeite nas minhas visitas ao Brasil) e é um presente muito diferente para oferecer para quem ficou te esperando voltar de Portugal.

A minha segunda dica é uma loja gourmet, com produtos típicos portugueses, onde você pode encontrar esse azeite e muitos outros produtos que também podem ser deliciosos  presentes para você e seus queridos lembrarem das terras lusitanas. Chama-se Companhia Douro e Vouga, tem no Porto, tem em Lisboa (Oeiras) e espero que abram maiss filiais, pois a seleção dos produtos vale a pena a visita. E tudo é verdadeiramente português (nada “made in China”).

E para finalizar, ouro de verdade e muita tradição portuguesa. Porque aqui não pensamos só em consumismo. Cultura é o que move nossa veia de viajante e turista pró. Muito antiga e tradicional  e até por isso, difícil de encontrar em qualquer lugar, a filigrana pode ser considerada uma obra de arte em forma de renda tecida em fios de, entre vários materiais, ouro.

Considero um dos trabalhos mais bonitos e característicos da cultura portuguesa e por isso deixo aqui um vídeo (20 min duração) que mostra toda a delicadeza e precisão necessária para fazer essas lindas peças. Para quem não sabe ou não se lembra, Portugal é reconhecido internacionalmente por sua rica ourivesaria. É um dos países que possui uma das maiores reservas de ouro do mundo, e segundo a Agência Financeira, o Banco de Portugal possui mais de 16.300 milhões de euros só em reservas de ouro. Vale a pena visitar, no norte do país, Viana do Castelo, onde é possível constatar porque os portugueses são, atualmente, os que fabricam a mais bela e fina filigrana do mundo.

Um abraço dourado direto de Lisboa.

Debora Midori

Nascida e criada em São Paulo, vive em Lisboa desde 2009. Assuntos relacionados a hospitalidade é com ela mesma, formou-se em hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, onde trabalhou desde cedo em hotéis conceituados e numa agência de viagens muito respeitada. É pós-graduada em turismo pela Universidade Lusófona de Lisboa. Em Lisboa teve a chance de provar a vida de imigrante integralmente. Trabalhou em um hostel, num café e numa empresa de ônibus turísticos. Fica feliz com as diversificada experiência, afinal, teve contato direto com a hospitalidade de várias maneiras, área em que se identifica e investe seus esforços através de sua empresa Mileva Lisboa. Sua trajetória pessoal, em Portugal, encontra-se em seu blogue, Na Terra dos Bules que Babam. A paulistana partilha suas experiências, erros, acertos, gostos, desgostos e descobertas nestas terras que tanto ama. Além de curiosidades, gastronomia, cultura e muito mais.

Uma Resposta para “Portugal e seus tesouros. Azeite de Trás os Montes e a filigrana de Viana do Castelo.”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Jaira
    Responder 30. nov, 2012 at 23:59

    Olá Débora tudo bem? adorei esse seu post. Eu te encontrei no post SAIR DO BRASIL, adorei as dicas e esclarecimentos que vc dá para quem tá indo viajar p fora do Brasil. Bem Débora, eu moro no Nordeste do Brasil Capital de Sergipe-Aracaju e estou indo morar em La Coruña-ES onde vive meu noivo, estou indo em abril de 2013 mas vou por Porto-Portugal que fica há 300km de Lá Coruña e ele vai me buscar lá e tenho dúvidas sobre minha entrada. Inclusive te encontrei tbm no facebook e te enviei um convite pq queria tirar umas dúvidas com vc, se possível. Grande abraço…..beijo…Jaira