13 de novembro de 2012

Cataratas Del Iguazú, lado argentino.

No dia anterior, tivemos uma agenda bem cheia com várias atividades em Foz do Iguaçu. Visitamos o Parque Nacional do Iguaçu, e tivemos o prazer de participar de uma pequena comitiva de imprensa para o lançamento oficial do Guia Essencial das Cataratas do Iguaçu. Fizemos a trilha ecológica do Poço Preto, almoçamos no lindíssimo Restaurante Porto Canoas, e seguimos para o inicio da caminhada na Trilha das Cataratas, ainda tivemos a chance de também conhecer o Parque das Aves, o lugar é quase um santuário de interação e conservação da Natureza. Além de jantarmos, participamos da inauguração do balcão de informações da Loumar turismo no  Cataratas JL Shopping.

Já no dia seguinte, partimos bem cedinho para as Cataratas del Iguazú (Argentina). Sabe-se bem como é complicado passar na fronteira, me refiro ao desgaste que se tem de esperar para fazer o processo de saída do Brasil, e entrada na Argentina. Não precisamos nos preocupar com nada; pois, a Loumar Turismo cuidou de cada detalhe. Ficamos aguardando dentro da van, enquanto, eles resolveram todo o processo do visto para gente.

cataratas del iguazu

Marcos Coqs do Blog Viajão; Clarissa Comim do Viagens e Viagens; Anna Martinelli do Finestrino; Vivian Dornelles do Dicas de Viagem.

Quem sempre teve a curiosidade de saber os números médios de visitantes, vai se interessar pelo levantamento feito pela secretária de turismo de Foz do Iguaçu. A partir dessa pesquisa, ficou ainda mais visível que elas atraem a atenção dos milhares de turistas que visitam a região. Segundo os dados apresentados na pesquisa citada, juntas as Cataratas – tanto a argentina quanto a brasileira – conseguiram captar mais de 2,6 milhões de turistas em 2011. Por mais, que ela tenha tecnicamente o mesmo nome, ambas dividem as águas que a consagra, como também o reconhecimento de ser uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

cataratas del iguazu

A princípio, para aqueles viajantes que não gostam de ser pegos de surpresa. Vale ressaltar que as entradas do Parque Nacional Del Iguazú só podem ser pagas em pesos argentinos, por isso, não adianta tentar pagá-la com moeda estrangeira, e/ou cartões de crédito que eles não serão aceitos.

Após a aquisição dos ingressos do parque, é só entrar e começar a conhecer uma nova e diferente experiência daquela que já tivemos, – falo dessa forma, porque acredito que, você nessa altura da viagem já tenha visitado o lado brasileiro das cataratas. Entretanto, para chegar até as Trilhas das Cataratas é preciso fazer uma caminhada desde o Centro de Visitantes do parque até a Estação de Trem.

quati

Aproveite a caminhada para conhecer um dos animais símbolos das cataratas, o quati. Pelo menos nas duas vezes em que estive nas cataratas brasileiras, não tive a chance de ver um, nem de longe. Eles são animais bem calmos, e muito curiosos… mas, por favor, não os dê comida, preserve-os.

estacion cataratas

Fique de olho no horário, o trem parte da Estación Cataratas a cada 30 minutos. Bem verdade que o tempo de espera, caso você o perca, não é um intervalo de tempo tão grande; entre na fila, e “puxe” assunto com alguém, que com a mente distraída, o tempo passa mais rápido!

trem das cataratas

Bem estiloso, porém, simples o mesmo possui bancos de madeira, um de frente para o outro, – com pouco espaço entre um e outro banco – nada de muito conforto, mas, o suficiente para o bem-estar do visitante, haja vista que a duração da viagem é de aproximadamente 5 minutos. Aos visitantes que estiverem com crianças aconselho a ficar atentas as crianças durante o trajeto, sobretudo, pelo trem não possui uma grade de proteção nas laterais. Por isso, adulto na ponta, e a criança no meio (ouviu?).

trilha superior cataratas

A princípio, as Cataratas do Iguazú possuem dois circuitos, o inferior em que se pode observar as quedas d’água, de uma forma um pouco parecida com a experiência que temos no lado brasileiro. E a superior, que acho ser um dos diferenciais do lado argentino das Cataratas. Durante a caminhada entre um e outro mirante senti – acredito que – a mesma sensação de Pedro, discípulo de Jesus, ao caminhar sobre as águas. Um máximo!

catarata argentina

O ponto mais alto das emoções do lado argentino das cataratas está na forma como observamos a mesma Garganta do Diabo que vimos no lado brasileiro. Para alguns, contemplar essa mistura de imponência, força e beleza, é uma experiência um tanto assustadora. Com tantos aspectos e detalhes diferentes e únicos encontrados no Brasil e na Argentina, a gente se convence da dificuldade e da responsabilidade que é eleger um dos lados como o “melhor”, acredito muito mais que, ambos os lados se completam e se tornam mais atrativas como um todo. Por isso, se puder visite os dois! Vale super a pena.

cataratas Iguazu

Após caminhar bastante pelas trilhas, aproveite para relaxar um pouco, faça o passeio ecológico num barco/bote inflável (lembro que, esse passeio é opcional e não está incluso no valor da entrada do Parque Nacional).  Tenho certeza, que você vai gostar muito do passeio. Durante o trajeto houve uma certa tensão, porque, existia a possibilidade – quase zero – de sermos puxados pelas correnteza das águas para as quedas d’águas que estavam logo ali.

cataratas Iguazu

Fora a tensão, o passeio é muito tranquilo, cheio de verde, animais, sol, céu azul… tirei várias fotos da natureza, e elas ficaram lindas. Pensa que acabou? Não, ainda falta falar sobre um outro passeio que fizemos no Parque Nacional. Por isso, fique atento as nossas redes sociais, que logo saíra já saiu a segunda parte.

 

 

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional
Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!