10 de julho de 2012

Visite em Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado

Definitivamente, o Pelourinho é uma das partes da cidade que mais me chamam a atenção, apesar de existir alguns pontos negativos, como em qualquer lugar no mundo. No Centro Histórico de Salvador os atrativos turísticos, sobretudo, culturais são os que mais me agrada. Há várias atividades para se fazer, e uma das minhas preferidas é visitar museus, e afins.

Como sempre gosto de chegar com uma certa antecedência nos lugares, principalmente, quando o compromisso é nas proximidades do Centro de Salvador. Confesso que sou bastante impaciente, não consigo ficar parado num só lugar, termino sempre procurando alguma atividade para preencher aquele tempo livre (ocioso), descobrir por um acaso, que naquele dia a visita guiada era gratuita. Não pensei duas vezes, entrei! Em pensar que, o motivo para tal descoberta fosse uma foto que tirei sentado nas escadas da Fundação Casa de Jorge Amado.

Fundação Casa de Jorge Amado no Centro Histórico de Salvador.

A fundação Casa de Jorge Amado está instalada há vários anos num casario bem conservado e em cor azul, logo na subida da ladeira, junto ao Museu da Cidade, pedaçinho do Pelô conhecido mundo a fora. Nessa ladeira foi gravado o clipe “They Don’t care about us” do Michael Jackson com a participação do grupo de percussão Olodum.

Entrada principal, com alguns computadores com acesso ao acervo digital do escritor Jorge Amado.

A fundação possui um andar de exposições sobre a vida de um dos maiores escritores baianos, cujas obras literárias possuem representatividade da cultura baiana, como também, o seu ambiente místico. Ela foi criada, naquela época, como forma de impedir que as obras do escritor Jorge Amado fossem tiradas da Bahia, visto a grande pressão que algumas instituições, no Brasil e no exterior faziam para que doasse seu acervo, afim de que fosse melhor preservado e estudado.

Primeira das quatro salas que funcionam no 1° andar da Fundação.

No primeiro e único andar aberto para a visitação do público, há quatro salas de exposições com vários painéis com imagens e informações sobre as obras do escritor. Algumas com histórias curiosas e interessantes que marcam características de alguns períodos vividos na Literatura na Bahia. No decorrer da visita guiada, você perceberá bem a inclinação do autor para certos temas como os problemas e a injustiça sociais, o folclore, a política, crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro.

Outra três salas da exposição encontrada na fundação Casa de Jorge Amado.

Quando estive na fundação, a monitora deixou a entender que, a visita guiada era apenas em português. Mas, entrei em contato com eles, e tirei a dúvida. No quadro de funcionários há um monitor que presta o serviço em inglês e espanhol no turno vespertino.

Legendas em Português, Inglês e Francês.

De qualquer modo, os turistas em geral têm o suporte das legendas logo abaixo do painel com curiosidades e informações importantes sobre tais obras expostas, como também, acerca da biografia do escritor, tanto em Português, como em Inglês e Francês.

Alguns dos objetos pessoas do escritor.

Além de suas principais obras expostas, o visitante encontrará os objetos pessoais do escritor, tais como os principais prêmios recebidos ao longo de sua carreira, como também os objetos utilizados pelo Jorge Amado para escrever as suas principais obras, a propósito, entre os objetos pessoais expostos está a máquina de datilografia que utilizava. Ele gostava do barulhinho produzido por ela.

Vista que se tem do primeiro andar da fundação.

A própria vista que se tem da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos com plano de fundo a ladeira do bairro Santo Antônio Além do Carmo, já vale a sua visita. Por isso, aproveite e tire muitas fotos.

Serviço:

Site: www.jorgeamado.org.br

Onde: Largo do Pelourinho, Salvador-Ba

Visitas: Segunda feira à sexta feira das 10h às 18h. Sábado das 10h às 16h.

Preço: Adulto R$ 6,00, Criança R$ 3,00. Quarta feira a visita é gratuita.

Telefone: (55) 71 3321-0070

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

11 Respostas para “Visite em Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    CJ
    Responder 14. jul, 2012 at 13:00

    Me desculpem os Soteropolitanos, mas eu não gostei de Salvador!
    Achei a cidade suja e mal cuidada.
    Ao andar pela cidade vc fica constantemente desconfiado de todo mundo! Parece que a qualquer momento vc será assaltado!
    O Pelourinho é a unica coisa que presta lá, muito bom ver esta parte histórica, mas novamente tem sempre um bando de vagabundos lá que querem ganhar dinheiro fácil com os Turistas! “Não, eu não quero ter um guia!!!”
    A musica baiana toca por onde vc vai na cidade. Os 2 primeiros dias é legal, vc entra no clima, no 3o. dia vc já vai enjoando daquilo, no 4o. você vai ficando de saco cheio daquilo, no 5o você quer quebrar todas as caixas de som, no 6o. vc quer matar todos os Bahianos, no 7o. vc já dá graças a Deus de ir embora dalí!
    Nas praias é a mesma coisa, ambulantes te enchendo o saco à toda hora! A musica te apurrinhando o tempo todo! E o medo de ser assaltado! Todo mundo que passa perto de sua barraca ou mesa é suspeito de levar algum de seus pertences!
    Se for para a Bahia, recomendo ir em Lugares que tenha mais sossego, como em Arraiau da Ajuda, que toca menos axé e tem barracas onde vc pode colocar suas coisas nos escaninhos. Além distos muitas barracas tem uma programação musical boa e diversificada. Tem bem menos ambulantes.
    Porto Seguro só vale à pena para ficar hospedado por ser mais barato, mas a praia de lá é entupida, só axé, e zilhões de ambulantes!
    Praias dessertas na Bahia são perigosas, muitos assaltos ocorrendo!!! Bandidos à mão armada e levam tudo, querem te sacanear, te deixam até pelado!
    Só recomendo a Bahia para ficar em Arraiau, ou em Resorts, o resto é viver preocupado! Sempre ande em grupo!!!!!
    Salvador é perigoso!
    Até no Rio vc anda mais tranquilo pelas praias!


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 14. jul, 2012 at 13:33

      Olá, CJ

      Entendo perfeitamente a sua posição, e a respeito. Até em certo ponto concordo contigo. A cidade precisa de maiores investimentos em infra-estrutura como também em segurança. O problema pode está na grande expectativa gerada entorno do destino pelos turistas. Sempre que acompanho os meus amigos para conhecer o pelourinho e arredores, nunca fui/sou incomodado. O jeito do baiano é esse, meio dado, muito receptivo, isso pode deixar qualquer turista em alerta. Se assustam com a tamanha receptividade que são recebidos.
      Salvador é ritmo, é agitação. Então, se é tranquilidade que você busca, Salvador pode não ser a melhor opção, principalmente, para quem se hospeda em regiões turisticas.
      Cuidado com a generalização. Porque a sua experiência com o destino, pode ter sido ruim, mas, muitas outras pessoas acharam boa. Isso é muito subjuntivo.
      Espero que você tenha uma melhor experiência com o destino, numa próxima vez!

      Abraço e muito obrigado pelo seu comentário!

      Att,
      Cidilan


  2. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Paula Brum
    Responder 23. ago, 2012 at 13:37

    Sempre gostei muito do casal, dos livros, das histórias (até dos sapinhos espalhados pelo quintal)… Irei conhecer a Casa e tenho certeza que vou me emocionar, pois adoro história e sei que lá não deve faltar. Perigoso todo lugar é, não sei se empunharia minha máquina fotográfica na minha própria cidade – então, tem q ir de coração aberto! Parabéns pelo post, tá show de bola. Abraços,
    Paula
    http://www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 24. ago, 2012 at 2:08

      Paula,
      Desde já muito obrigado pelo seu comentário aqui, e por suas palavras!
      Sempre tento fazer o melhor pra oferecer conteúdo de qualidade aos meus leitores. =)
      A Fundação Casa Jorge Amado é um espaço que eu super recomendo a qualquer
      um que gosta do autor, e dos seus livros! Lá você vai ouvir muitas histórias da
      vida do escritor, e das suas façanhas!

      Forte abraço!


      • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

        Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
        Letícia Abreu Gomes (@LetiAbreuGomes)
        Responder 01. out, 2012 at 3:58

        Cidilan, gostaria de uma resposta sobre região que não seja muito perigosa pra ficar, conforme meu outro comentário. Preciso fazer a reserva em hotel e até agora, em nenhum lugar, alguém me respondeu isso. Please!


  3. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Letícia Abreu Gomes (@LetiAbreuGomes)
    Responder 30. set, 2012 at 1:28

    Estou indo a Salvador, sozinha, daqui a pouco mais de 1 mês… primeira vez na vida que vou a essa cidade. Quero dicas de lugares para conhecer e de qual lugar é mais tranquilo (segurança) para ficar hospedada? Vi muitos hotéis no Pelourinho e na Barra, mas não sei se é seguro esses lugares para uma pessoa viajando sozinha.


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 01. out, 2012 at 21:30

      Oi, Leticia!
      Aqui no Blog tem várias dicas do que fazer no Centro Histórico de Salvador. Dá uma conferida. A respeito dos hoteis… Entre o Pelourinho e a Barra, os turistas preferem a segunda opção. Porque o Pelourinho segundo eles é mais parado durante a noite. Diferentemente, da Barra que durante o dia e na parte da noite é movimentadissimo. Depende muito mais daquilo que você está buscando. Se você não for uma pessoa tão noturna, hospedá-se no Pelourinho não será um problema. Mas, se sim… a melhor opção é a Barra mesmo.

      Logo logo, vou poder falar com maior propriedade acerca de se hospedar tanto numa como na outra região.
      Abraço!
      Espero tê-la ajudado.


  4. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Letícia Abreu Gomes (@LetiAbreuGomes)
    Responder 02. out, 2012 at 2:13

    Obrigada. Sou mais diurna. Minha duvida era com relação a segurança mesmo…


  5. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    eduardo
    Responder 05. nov, 2012 at 11:33

    Fiquei no hotel Mercure – Fonte do Boi, alugmos um carro na Movida que é a empresa mais em conta de Salvador e fica logo na saida do aeroporto, levamos nosso gps que nos ajudou muito a conhecer a cidade,
    Acarajé da Cira, somente a tarde, pq a noite fica uma fila imensa.R$6,00
    No calçadão próximo ao hotel, os garçons quase te puxam para que vc coma no restaraunet deles.. idéia do preço: uma jarrinha de suco saiu por R$10,00,uma moqueca por R$72,00 !!
    fomos conhecer as praias até a praia do Flamengo: motoristas que mudam de faixa sem dar seta, estressados, o farol mal abre e eles já estão buzinando..fiquem espertos..
    Praias de areia extremamente fofa, então vá com calçado muuuito confortável e resistente..
    só acheia bonita e agradável a do Flamengo, onde não tinha carros com portas abertas e som no último volume e estava mais vazia, porém assim como nas outras existem flanilinhas e os donos das quiosques já te abordando para vc consumir, Ondina, Namorados e Jardim de Alá, um pouco descuidadas, porém a que mais me decepcionou foi a de Itapuã,..suja, lotada, mal cuidada…
    centro histórico..atenção mais uma vez para os flanelinhas, estavam me fazendo estacionar em local proibido e dizendo que não havia problemas !!!
    descobri um estacionamento…apareceu um rapaz super falante e nos acompanhado já começando a dar dicas: guia turistico..eles não se apresentam como tal, nem dão preço… ficam falando sem parar para te distrair, percebi, agradeci e dispensei… olhem as camisetas que estão usando, ali vc já descobrem, se é guia, se é ambulante, pois está descrito..
    ambulantes tentam te dar fitinhas do bomfin ” de graça”..não pegue !!! pq ???? se pegar eles tentam de vender outras coisas e te olham feio se não comprar ou te pedem ajuda de R$5,00 pela fitinha !!!
    baianas na praça cobram R$2,00 pela foto…
    Meninos pedintes, pedindo para vc não dar dinheiro, mas sim comprar leite, remédio, comido, nem dê atenção, pois eles trocam por crack..
    Elevador Lacerda, quente, sujo e com fila imensa, leve trocado R$0,15 para descer e R$0,15 para subir por pessoa..
    Mercado modelo..vale somente se vc estiver a fim de comprar lembrancinhas, como chaveiros, camisetas, cangas…pois lá dentro é somente isso que vc irá encontrar e suba rapinho para a cidade alta novamente no elevador, não pegue o onibus que alguns meninos costumam oferecer…
    A Igrejas de São Francisco vale a pena, paga-se R$3,00 para conhecer, ela é toda em ouro..muito fácil de conhecer, porém com guias espertinhos lá dentro também, de olho na camiseta que eles estão usando, de novo !!!…despache-os..
    Pelourinho, ande somente onde vc vê policiais, não se arrisque para descer as vielas…fique somente onde tem mais gente e principalmente policiais..se tiver algum problema a delegacia ao turista fica por ali…
    Vá sem relógio, sem correntes, anéis e outras coisas que chamem muito a atenção e com roupas e sapatos confortáveis..
    Cidade baixa, nem perca seu tempo em conhecer…lugar feio e sujo…
    Igreja do Bonfim, novamente flanelinhas e fitinhas ” de graça”, fica bem longe do centro e vc terá que atravessra a cidade baixa..
    Forte e Mirante do Monte Serrat..muito bonito e como os militares estão por toda a parte, vc se sente mais a vontade…
    Sorveteria da Ribeira. fica em um lugar meio feio e estranho..
    Farol da Barra…flanelinhas e ambulantes novamente, local cheio e tumultuado..
    Bem é isso gente, espero ter ajudado com um pouco do que passei na Bahia..


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 05. nov, 2012 at 13:41

      Olá, Leandro!
      Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco!
      Realmente, existem muitas coisas que necessitam ser melhoradas no Turismo em Salvador.
      Você sinalizou bem, muitos dos pontos que, me incomodam como morador, e muito mais aos turistas que vem a capital baiana.
      Espero que nos próximos anos, todo esse equipamento turístico que possuímos seja melhor preservado.Bem como, aqueles que estão envolvidos direta e indiretamente no trade turístico, sejam qualificados de forma a prestarem um serviço de qualidade ao turismo da região, e aos turistas que movimentam tudo isso aqui.

      Abraço!
      Cidilan