4 de julho de 2012

Turismo em Debate: Os problemas nos aeroportos no Brasil têm solução?

Há alguns meses, acontece o Turismo em Debate, projeto desenvolvido pelo Maurício Oliveira do Portal Trilhas e Aventuras, que reune a blogosfera viajante com o objetivo principal de discutir e gerar reflexões acerca de alguns temas relacionados ao turismo e as viagens. Antes da produção efetiva do conteúdo, vários blogueiros discutem mensalmente, às segundas feiras a partir dàs 20h no twitter. Todos podem acompanhar e participar da discussão através da hashtag #TurismoEmDebate. O projeto possibilita maximizar alguns temas, pouco debatidos tão abertamente entre os blogs, e torná-los destaque nas redes sociais. Acredito que, o debate já tenha chamado a atenção de várias empresas, órgãos e etc.

Entre os temas discutidos durante os últimos meses, estão: wi-fi grátis: Sim ou Não?, Cruzeiros em Fernando de Noronha: Sim ou Não?, Segurança em viagens, Exploração sexual e infantil por meio do turismo. E no mês de junho, o tema proposto está relacionado com os problemas nos aeroportos brasileiros.

Sabemos bem que com a chegada dos grandes eventos no Brasil, como a Copa das Confederações, Copa do Mundo, e as Olimpíadas, o que temos não será suficiente para atender a grande demanda turística que está prevista para os dias do evento. Visto que, os aeroportos serão as principais portas de entrada para turistas internacionais, e para que tudo funcione bem, é importante que se tenha um planejamento. A propósito, os aeroportos que temos já não são suficientes para a demanda interna, sobretudo, após a popularização das viagens aéreas entre a nova classe média brasileira.

            Entre os problemas frequentes nos aeroportos brasileiros estão:

  • Os altos preços praticados pelas empresas de A&B (Restaurantes, e afins). Nem sempre o passageiro tem tempo de tomar um café reforçado, antes de sair de sua residência, visto que, em muitas situações ele mora distante, e/ou não conta com um transporte público de qualidade,  que atenda de forma satisfatória, e faça o trajeto direto até o aeroporto.
  • O outro, está relacionado com o tempo gasto nas filas de checkin, algo que deveria ser um processo simples e rápido torna-se um pesado, sobretudo, quando se fala no Aeroporto de Guarulhos. Mesmo com a aquisição por parte das Companhias aéreas de equipamentos novos, com a aquisição de novas máquinas, em que o próprio passageiro possui a autonomia e a praticidade de fazer o checkin e despachar as suas malas. Mesmo com alguns novos procedimentos, os passageiros ainda não estão acostumados com essas novas tecnologias, o resultado é que, algo que deveria ser rápido, termina demorando bastante tempo.
  • Extravio, Danificação, e Furto de bagagem são bem comuns nos aeroportos de todo Brasil. Mesmo com as etiquetas e várias recomendações que fazemos durante o check in, o cuidado com as nossas bagagens é zero. Isso fica bem claro, depois de numa viagem de férias perceber que nossa mala de rodinha com menos de um mês comprada ser destruída pelo descuido dos funcionários de uma empresa aérea.
  • Com o avanço tecnológico, tamanho e usabilidade dos aparelhos celulares, ter uma conexão de internet de qualidade pagando-se pouco é um dos quesitos que qualquer viajante quer ter a sua disponibilidade, principalmente, nas demoradas conexões e escalas. A conexão wifi é caríssima e nem um pouco convidativa. Aos poucos estão sendo implantadas cartões de acesso a internet por 15 minutos, mas, só pode ser usados nas salas de embarque.

Listamos apenas, 4 dos problemas mais comuns nos aeroportos brasileiros, e gostaríamos de saber “quais são os principais problemas nos aeroportos brasileiros? Há solução? Fique a vontade para contribuir, conte-nos um pouco de sua experiência…

Confira também, as postagens escritas em outros blogs sobre o tema do Turismo em Debate do mês de Junho.

Trilhas e Aventura – Os problemas nos aeroportos no Brasil tem solução?

Vida de Turista – Problemas dos Aeroportos no Brasil

Se Pluga no Mundo – Os problemas nos aeroportos do Brasil tem solução

Eu vou de Mochila – Transtornos nos Aeroportos Brasileiros

Andarilhos do Mundo – Problemas nos Aeroportos

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!