19 de junho de 2012

Estocolmo: capital da Escandinávia, terra dos Vikings!

Com pouco mais de 1 milhão de habitantes, Estocolmo é a maior cidade da Escandinávia e faz questão de fazer toda a Europa saber disso. Não faz muito tempo que o país passou a fazer parte da União Européia. Até então, era apenas conhecida como o líder dos países nórdicos, sendo que, há um pouco mais de tempo atrás, era a própria Estocolmo, a capital Escandinávia (ou nórdica) regendo assim um o vasto território acima da Europa, onde hoje é delimitada pela existência e independência da Noruega, Dinamarca e Finlândia.

É com esse ar de soberanidade que os suecos querem ser encarados e isto está estampado nas ruas da capital. Em todas as esquinas é possível ver anúncios que ainda se referem à metrópole como a capital da Escandinávia.

Apesar do inverno muito rigoroso, Estocolmo emana um espírito super aventureiro durante o verão que, para eles, vai de junho até setembro. Nesta época é natural ver pessoas nos parques até altas horas, fazendo caminhadas, praticando todo tipo de esporte e as figuras mais bizarras nas ruas. Para descontar o fato de o país liderar o ranking de suicídios por causa da depressão no inverno, durante o verão eles fazem questão de por as pernas de fora e tentar ser o mais excêntrico possível. Nunca esquecendo o bom humor e o sentimento de aproveitar ao máximo enquanto o sol está brilhando, afinal de contas, quando chega o inverno, eles ficam um bom tempo sem saber o que é calor natural, talvez nem deles próprios.

A cidade de Estocolmo é composta por duas ilhas principais que tem todas as conexões possíveis entre elas e você nem percebe quando passa de uma para outra. As ligações com os trens, metrôs e pontes são modernas e bem fáceis de utilizar. O transporte público é um primor e o conforto é de altíssima qualidade. Às vezes há algumas competições culturais na cidade e nestas ocasiões as duas ilhas costumam se “enfrentar”, mas, tudo de forma bem amistosa.

 Enquanto estiver em Estocolmo, tente não fazer alardes desnecessários ou perturbar mesmo que minimamente as pessoas, pois, eles geralmente gostam de ficar na deles, lendo seu livro ou escutando sua música, só pra eles. Gostam muito de ler e isso você vai facilmente observar quando estiver no metrô, nas ruas, na casa deles, na estação de trem, em todo lugar!

Quem nunca ouviu falar do grupo de música ABBA? Certamente sabem que eles, apesar de só cantarem em inglês, são de nacionalidade sueca, todos eles e, por sinal, as letras que compõem o nome do grupo são as iniciais dos nomes de cada um deles. Então, não se deve deixar de visitar o museu do ABBA, que guarda muitas lembranças de quando eles lideravam as paradas de sucesso mais famosas.

Como essa é a terra dos vikings, você com certeza não vai querer perder as referências que a cidade dá sobre este período na história. Andando pelas ruas da “cidade velha” ou centro histórico de Estocolmo poderá perceber a arquitetura da época, bem como monumentos dedicados às antigas civilizações, mas, se quiser mergulhar mesmo neste universo, aconselho visitar museu nacional de arte. Não fica muito distante dá pra ir andando facilmente se estiver no centro da cidade. Por diversos ângulos, você terá sempre a impressão de que há um rio cortando a cidade ao meio, mas na verdade é a cidade que está praticamente cortando as águas. De todo modo, basta seguir em direção ao Skeppsholmen (uma outra ilha) que chegará lá. Também é possível de metrô sem problemas.

Outro museu que é indispensável conhecer é o Museu Vasa. Neste, a atração mais importante é a exposição de uma caravela viking quase intacta, conservada, dentro de uma cúpula de vidro e, nela, dá pra se imaginar velejando com os vikings, muito interessante! Basta pegar a linha 7 do metrô e dentro de 10 minutos estará lá. Não se preocupe, todas as informações e também as chamadas das estações são feitas primeiro em sueco, mas em seguida tem sempre a tradução em inglês. Por falar nisso, não se preocupe com a comunicação, todo mundo fala inglês em Estocolmo.

Nada melhor do que apreciar um belo por do sol, não é mesmo? Que tal fazer isso à beira do mar Báltico? E ainda mais tendo o palácio real na sua retaguarda! O palácio real de Estocolmo, casa da família real, inclusive, a rainha é brasileira, mas, como ela tem dupla nacionalidade, preferem dizer que é alemã. Para os suecos, este palácio nada mais é do que uma grande caixa marrom, mas, para os visitantes, não deixa de ser mais um belo ponto turístico que te renderá belas fotos. Não se esqueça de esperar a troca da guarda que, apesar de não ser tão excitante, vale a pena conferir. Para chegar ao palácio, estando na estação central, basta sair pela saída principal e pegar a sua direita, andando mesmo, depois é só seguir o fluxo, ou seja, não tem como errar, você vai atravessar uma ponte enorme depois de ter pegado a esquerda em direção ao centro histórico.

A prefeitura de Estocolmo é um monumento à parte: ela tem uma torre com um símbolo dourado no topo. Para alguns, parece uma igreja também. É possível chegar caminhando seguindo o mesmo trajeto que você faz para ir ao Palácio, porém, ao invés de ir para a esquerda e seguir pela ponte, você vai pela direta e atravessa pontes menores, perto dos trens, logo, estará na trilha rumo ao centro político da cidade.

Outro orgulho da cidade é o Globo Arena Estocolmo, ou Ericsson Globe. Infelizmente não fica aberto ao público todo o tempo, mas vale a pena ver nem que seja por fora. Trata-se de um globo enorme, branco, onde são realizados muitos shows e eventos de toda sorte, mas, na sua maioria, musicais e jogos de Hockey. Um belo trabalho de arquitetura e bom gosto. Este já não fica muito no centro histórico da cidade, então, aconselho o metrô.

Ao redor da cidade há várias ilhas, afinal, Estocolmo faz parte de um arquipélago imenso. É permitido visitar cada uma delas se dispor de tempo e disposição. Nos vários portos ao redor da cidade, há saídas de barco para essas ilhas, então, é uma boa oportunidade para quem quiser acampar no verão. Caso não se interesse por essa aventura e queira mesmo o conforto de uma cama de verdade, aconselho uma experiência diferente que tive: hotéis em Estocolmo são geralmente muito caros, então, preferi ficar hospedado em um navio, isso mesmo! Há vários navios antigos ancorados no lado leste de Estocolmo que hoje estão sendo usados para hospedar turistas. Eles foram transformados em albergues ou pequenos hotéis de luxo. A noite é confortável e você pode sentir o balanço das águas.

Se quiser uma experiência um pouco mais radical nas águas de Estocolmo, aconselho um dos navios de festa. Todos os passageiros abordo e o navio vai até uma outra cidade, inclusive Helsinque, Finlândia, e a noite toda será regada à diversão, pois, dentro do navio há boates, cassinos, bares, restaurantes, enfim, um luxo, não perca esta oportunidade! Como os suecos dizem: o que acontece no mar, fica no mar.

Não perca a chance de conhecer essa cidade depressiva no inverno, mas bem badalada no verão!

Texto e Fotos: André Oliveira

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

7 Respostas para “Estocolmo: capital da Escandinávia, terra dos Vikings!”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    THIAGO OLIVEIRA
    Responder 20. jun, 2012 at 1:30

    ONDE FICA O MUSEU DO ABBA? NÃO ACHO EM LUGAR ALGUM NA INTERNET. OBRIGADO!


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      André Oliveira
      Responder 20. jun, 2012 at 13:33

      Caro Thiago e demais leitores,
      Achei super estranho o fato de você não encontrar nada concreto na internet sobre o museu do ABBA e resolvi também buscar para me certificar da sua busca sem sucesso.
      Em 2009, quando visitei o projeto do museu em Estocolmo, o mesmo já apresentava um vasto material do grupo e já tinha, claro, sua sede fixa também. Mas observo agora, que, embora não divulgado pela mídia, faltou verba para a continuidade do projeto. Entretanto, os fãs que não tiveram essa breve oportunidade podem visitar lugares como Gamlastan em Estocolmo que tem um arsenal de lembranças deles, como locais onde tiraram fotos famosas e lojas com toda sua biografia. Se preferir ir mais além, poderá também visitar Gothemburg, uma cidade que fica na costa oeste do país (terceira maior cidade da Suécia) onde tem uma espécie de “calçada da fama” onde eles deixaram marcas das suas mãos. Pelo visto, o projeto do museu ficou didivido por todo o país.


  2. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Raphael
    Responder 20. jun, 2012 at 18:32

    Estocolmo e Mediterrâneo? Tem certeza? Acho que você quis dizer Mar Báltico?


  3. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Cidilan da Apresentação
    Responder 20. jun, 2012 at 21:41

    Rafael,
    Tudo bem?

    Agradeço infinitamente por seu comentário, e por sua atenção em ter sinalizado o erro. Já corrigimos na postagem isso…

    Abraço!


  4. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    André Oliveira
    Responder 21. jun, 2012 at 1:42

    Olá Rafael,
    Obrigado por ter notado. Realmente, não tem como a Suécia ser banhada pelo mediterrâneo. Pequeno equívoco da minha parte.
    Como vemos acima, o administrador do site já fez a devida correção após reconhecimento do engano.

    Abraço!


  5. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Iza
    Responder 25. jun, 2012 at 1:09

    Voce escreve muito bem.. Parabens!


  6. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Raphael
    Responder 25. jun, 2012 at 21:08

    Ñ precisa agradecer, ñ! Essas coisas acontecem, hehehe.
    Além do mais, quem tem que agradecer sou eu, pela humildade e simpatia dos administradores do blog.
    Esse blog é uma excelente pedida p/os amantes de viagens. Parabéns pelo ótimo trabalho!