2 de abril de 2012

Resenha do livro: Guia Essencial das Cataratas do Iguaçu

Ao escrever a postagem de agradecimento aos patrocinadores, do Encontro de Blogs de Turismo e Viagens, que aconteceu entre os dias 13 à 18 de março de 2012, nos veio a curiosidade. O Blog Tur foz foi ideializado pelo Mauricio Oliveira, administrador do Portal Trilhas e Aventuras e com realização da Loumar Turismo, uma das poucas empresas que possui um olhar visionário, e que reconhece o nosso trabalho na blogosfera.

Foi nesta postagem que falei sobre minha curiosidade em saber qual seria o título do livro que a Editora PULP nos presentearia, nada mais que natural. A princípio pensei que ganharíamos um dos já publicados e consagrados livros da editora, mas, como já imaginávamos, só foi apenas em Foz do Iguaçu que soubemos qual seria o título. Para a nossa surpresa e felicidade, ganhamos o novo lançamento da editora, o “Guia Essencial das Cataratas do Iguaçu”, este novíssimo guia foi lançado oficialmente em nossa visita – a dos 14 blogueiros – ao Parque Nacional do Iguaçu.

Aproveitamos que, ganhamos em primeira mão o Guia das Cataratas do Iguaçu, para compartilhar com você uma breve apresentação desse novo guia. Confira abaixo a Resenha que preparamos do guia:

 No estilo POCKET, o “Guia Essencial das Cataratas do Iguaçu” é tudo que o viajante adoraria ter consigo, a flexibilidade de ter uma fonte de dicas, informações e curiosidades sobre o destino em mãos. Se, o visual de um livro fosse – e é – determinante na escolha de um exemplar, este certamente seria convencedor ao primeiro olhar, pela riqueza de detalhes e imagens convidativas, que nos motiva a conhecer os atrativos de Foz do Iguaçu e seus arredores.

Pensado com o intuito de atender a grande demanda nacional e internacional de visitantes que a região atrai todos os anos, principalmente, por conta dos seus atrativos naturais, o guia foi escrito em três idiomas: Português, Espanhol e Inglês.

É ainda nas primeiras páginas do guia que descobrimos a proposta visual que os editores empregaram para deixá-lo ainda mais atraente e, o mais próximo possível da vibe que o destino possui.

O livro é todo intuitivo, e de fácil manuseio, a começar pelo índice que separa por categorias os assuntos contidos no livro, através de cores. E é no decorrer da utilização, que você entenderá como na prática funciona esse indice. As cores que separam as categorias, o ajudará a identificar mais rapidamente as páginas que compõe tais categorias, como pode-se observar na image abaixo:

 

Assim, o indice se divide básicamente da seguinte forma:

O Parque

Breve apresentação sobre o parque, além de informações acerca de dias e horário de funcionamento, como chegar, como comprar a entrada.

Roteiro

Há basicamente informações sobre as atividades disponibilizadas pelo Parque Nacional do Iguaçu de forma organizada e lógica, entre elas estão a Trilha do Poço Preto, Macuco Safári, Trilha das Bananeiras, Trilha das Cataratas do Iguaçu e a Estação Porto Canoas.

Arredores

Como Foz do Iguaçu é uma cidade estrategicamente localizada, e está a apenas alguns quilômetros de outros dois países, e além é claro, de partilhar da recém conquista de ter um dos seus maiores atrativos eleita como uma das sete maravilhas do mundo. Certamente, os editores não poderiam deixar de também nos agraciar com dicas e informações destes países. Nesta, podemos encontrar: Cataratas do lado argentino, Usina hidroelétrica de Itaipu com: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Pólo Astronômico, Circuito Especial, Refugio Biológico; Além do Parque das Aves, Templo Budista Chinês e o Marco das três fronteiras.

Hotéis

Tem uma lista com principais albergues, pousadas, hotéis de luxo e resorts tanto no Brasil, quanto na Argentina e no Paraguai. Possui breves comentários, número para contato e site do meio de hospedagem que te interesse mais.

Restaurantes

Traz-nos os nomes dos principais restaurantes nos três países, com uma variedade gastronômica incrível.

Para se divertir

Nessa seção pode-se encontra um leque variado de opções de diversão, entre elas estão os pubs, bares, casa noturnas, e até mesmo restaurantes diferenciados, que além de serem referência na gastronomia local são um espetáculo. Apresentar-se opções nos três países.

Compras

Aqui se encontra opções de lugares para compras em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad Del Este.

Não se esqueça.

Nele, pode-se encontra dicas a respeito de quando planejar a viagem, como se locomover, acerca dos documentos e telefones úteis. Encontra-se também um mini-dicionário com expressões em três idiomas, uma parte para anotações, e um mapa do Parque Nacional do Iguaçu.

O recomendamos como fonte de pesquisa para suas próximas férias em Foz do Iguaçu, sobretudo, por sua flexibilidade, leveza e forte identidade visual. Se você adquiriu o guia, seria interessante, que você também falasse sobre as suas impressões e como as informações do guia o ajudou. Vamos lá aos comentários?

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional
Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

2 Respostas para “Resenha do livro: Guia Essencial das Cataratas do Iguaçu”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Halini
    Responder 02. abr, 2012 at 13:39

    Ótima resenha Cidilan! Descreve perfeitamente o guia!


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 02. abr, 2012 at 13:49

      Halini,
      Ótimo tê-la por aqui, viu?
      Muito obrigado, pelo comentário! É sempre bom, ter um feedback do que escrevemos! =)

      Abraço!