28 de fevereiro de 2012

Free Tour Montevidéu: Conhecer a Ciudad Vieja a pé.

Em nossa viagem à Montevidéu tivemos a oportunidade de participar de um “Free Tour” pela Ciudad Vieja, com um guia de turismo. É nessa região que se concentra basicamente as principais praças, monumentos, ruas, igrejas da cidade. Com tantos atrativos reunidos num só lugar, você certamente perderá muitos detalhes que o ajudará a visualizar a cidade de outra forma, e com outros olhos. É de suma importância ter um olhar mais consciente da representatividade, por exemplo, do mausoléu de Artigas que fica no centro da Praça Independência, o porquê da principal avenida, 18 de Julio, ser chamada assim, além de saber informações pertinentes acerca da história geral do Uruguai, e curiosidades acerca da cultura, como também, as principais personalidades que vivem e estiveram na cidade nas últimas décadas.

O Free tour é um jeito muito interessante de se conhecer a Ciudad Vieja, principalmente, se você tiver a chance de conhecê-la através do olhar do jovem Pedro, que domina bem o Português. O Serviço de guia “gratuito” não se resume apenas a contar a história da cidade, mas, aprofundar as experiências tanto em conhecimento quanto no dialogo com a cultura e os costumes da população montevideana. Como o Free tour não possui nenhum tipo de incentivo do governo, o trabalho do guia é voluntário. Por essa razão, se sugere uma gorjeta de 20 pesos uruguaios, para ajudá-lo e o motivá a continuar com esse fantástico trabalho.

O tour em si vale muito à pena. Primeiro, pelo custo/beneficio, já que o valor é simbólico. A qualidade e a configuração do mesmo são focadas em atender os principais pontos da cidade velha, o roteiro é bem elaborado. Começa na Praça Independência e termina na Praça Zabala. Neste percurso, percebi que as pessoas olhavam interessadas em ouvir o que dizia o guia, mas ficavam receosos em seguir com o grupo, por pensarem que nós o contratamos num esquema “exclusive” (mesmo tendo, a palavra Free, estampada na camisa), mas, longe disso, qualquer pessoa é bem vinda. Ainda na Calle Peatonal Sarandí, um casal de brasileiros se interessou e perguntou (por isso, pergunte! Perguntar não tira pedaço de ninguém), e também seguiram conosco.

No deslocamento de um ponto ao outro da Cidade Velha fomos agraciados com uma trilha sonora aplicada ao contexto da atmosfera montevideana. Entre os ritmos, a trilha sonora contava com um tradicional tango uruguaio, o contemporâneo tecnotango, e claro, o Candombe que possui suas influências no afro, tendo como instrumento principal os tambores. Os turistas que nunca tiveram a oportunidade de experimentar o mate uruguaio podem ter a chance de tomá-lo enquanto ouve as explicações e histórias que envolvem Montevidéu.

Aproveitamos, para compartilhar com vocês a fala de uma das brasileiras que fez o Free Tour Montevidéu conosco. Leia abaixo o texto da Lenira Domingues (Ela está de branco na foto acima), professora universitária de uma faculdade particular em São Paulo.

“A primeira vez que participei de um City Tour na cidade de Montevidéu foi em Janeiro de 2011. Parei para tirar foto de dois rapazes brasileiros em frente a Praça da Independência e logo fomos abordados por um jovem de nome Pedro que oferecia o serviço de city tour free. Disse que não precisava, pois já havia andado pela cidade e já conhecia alguma coisa. Ele argumentou alguns pontos importantes e a história do lugar, neste momento percebi que era importante fazer aquela visita mais atenta com quem realmente conhece. Já voltei três vezes a Montevidéu e todas as vezes envio e-mail para refazer a visita com este jovem que é estudante de Comunicação Social e que em cada visita acrescenta novos fatos e situações. Já tomamos mate na beira do Mar Del Plata comendo docinhos deliciosos que ele comprou na doceria para nos oferecer. Já fizemos o passeio ouvindo música regional e em cada visita algo novo é apresentado. Ele sempre inova. É uma delicia passear pela Cidade Velha ouvindo as histórias do Pedro.”

Você já fez esse free tour? Divida conosco também as suas impressões.

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

10 Respostas para “Free Tour Montevidéu: Conhecer a Ciudad Vieja a pé.”