14 de fevereiro de 2012

Como ir e vir e descobrir Buenos Aires?

Estive em Buenos Aires no mês de Janeiro. Fiquei hospedado no apartamento de uns amigos colombianos que conhecemos em nossa primeira viagem a terras portenhas (essa foi a 3° vez). Sempre me perguntei como elas sabiam de tudo, quando o assunto era se deslocar pela cidade. Decidir perguntá-las qual seria a carta que elas escondiam na manga, e felizmente, descobri que se tratava do “Ais de ouro”, carta salvadora!

A carta de “Ais de ouro” que todo viajante deveria ter na manga quando tiver como destino a cidade portenha é o Mapa Interactivo de Buenos Aires. Ele foi desenvolvido (diga-se de passagem) a pouquíssimo tempo, e ainda poucos viajantes conhecem e a utiliza. É uma ferramenta poderosíssima no planejamento do roteiro, e também na execução, pois, lhe permite otimizar o tempo. Esse mapa foi desenvolvido pela Unidade de Informação Geográfica pertencente a Direção Geral de Desenvolvimento da Agência de Sistemas de Informação do governo da cidade autônoma de Buenos a Aires entre março de 2009 e novembro de 2010.

Vamos conhecer algumas funcionalidades desse mapa. A cidade, ano após ano atrai cada vez mais brasileiros, seja pelas oportunidades educacionais, seja pelo trabalho ou quem sabe pelo turismo.

 

Primeiramente, copie o url http://google.com.ar e cole na barra de endereço. Você será direcionado para o site da Google na Argentina. Digite “Mapa de Buenos Aires” e você verá na primeira opção da busca “Mapa Interactivo de Buenos Aires v2.0” clique e você estará na página principal do site  como pode-se observar na imagem abaixo:

 

Preste atenção na parte de cima na esquerda do site, você terá três abas verdes: Direciones/Como llegar/ Lugares; Clique na aba “Como llegar” (como chegar) e você visualizará esta imagem:

Você notará que haverá três opções de buscas. Transporte público, Auto e A pie. Selecione uma das três opções desejadas, se você quer utilizar:

O TRANSPORTE PÚBLICO

Basta preencher as barras “Desde” e “Hasta” com os endereços do local que você está e o local que você deseja ir, respectivamente. Para o sucesso de sua pesquisa, é importante que, você sabia em que altura você está no mapa (refiro-me ao número, por exemplo: 25 de Mayo 300). Logo ao lado você pode selecionar quais transportes públicos você quer utilizar, ônibus, metrô ou trem. Em seguida, você terá a opção de escolher qual sentido se indo ou vindo. Aproveito e compartilho uma simulação que fizemos, selecionando a opção (com borda azul) ônibus, e a outra (com borda vermelha) o metrô.

Simulação com ônibus:

Você está na Rua 25 DE MAYO na altura 300, e você quer chegar na Av. Belgrano 200. O site, além de, lhe indicar quais os números dos ônibus que lhe servem para chegar ao seu destino, o mesmo, ainda lhe dará informações de como chegar no ponto de ônibus que ele passa (é bom lembrar que, em Buenos Aires diferentemente de Salvador, cada ônibus tem um ponto específico, por isso fique de olho nas plaquinhas e confira se o número do ônibus está nela).

 

Simulação com Metrô (SUBTÉ):

Se você está na Rua 25 DE MAYO na altura 100, e você quer chegar na Av. San Juan 800. O site lhe indicará a entrada do metrô (SUBTÉ) mais próxima, e sempre lhe indicará a rota mais fácil. Você poderá visualizar no próprio mapa o trajeto que será percorrido pelo metrô até o destino final. Reforço que, nem sempre é possível utilizar apenas o metrô.

AUTOMÓVEL PRÓPRIO/ALUGADO (AUTO)

A pesquisa é feita basicamente da mesma forma! Contudo, se você quiser escolher um trajeto mais curto, ou um trajeto pelas avenidas (que consecutivamente, poderá ser mais longa), basta selecionar a opção desejada. Ao lado o sentido, que lhe informará como Ir e Voltar.

CAMINHANDO (A Pie)

Você pode escolher esta opção, caso queira saber uma rota para chegar num endereço. Normalmente, quando nos propomos a sair com “a cara e a coragem” perdemos muito tempo caminhando, damos muitas voltas, paramos, pedimos informações a um e outro, e no fim, o resultado é um desgaste maior que o necessário. Assim, ao escolher a opção “A pie” você terá todas as informações necessárias para chegar ao destino. É impossível se perder seguindo o roteiro a risca. Se atente sempre para qual lado você caminhará, se subindo (100 – 300) ou se descendo (300 – 100).

O interessante nessa ferramenta é que você pode também contar com mapas temáticos, seja qual for a sua escolha, se coletivo, metrô ou a pé. Entre as opções: bancos, caixas automáticos, embaixadas, consulados, museus, e etc. Por isso, se estiver planejando a sua viagem a Buenos Aires, não esqueça de utilizar essa ferramenta! O que está esperando para planejar a sua próxima viagem? Antes, deixe um comentário falando sobre a ferramenta, se você já usou, o que achou?

 

 

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

4 Respostas para “Como ir e vir e descobrir Buenos Aires?”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Genilson
    Responder 24. fev, 2012 at 16:33

    Ótima dica! Estou indo para lá em março e com certeza esse mapa será muito útil.


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 24. fev, 2012 at 21:33

      Olá, Genilson!

      Que bom. Com certeza, o mapa é muito util. Me ajudou muito enquanto estive em Buenos Aires. Aos poucos estou postando os textos da minha experiência em Buenos Aires. Espero que, você continue nos acompanhando. Abraço.


  2. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Luciana dos Santos Almeida
    Responder 08. abr, 2012 at 12:26

    Que dica preciosa! Facilitando a nossa vida na capital argentina! 🙂


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 08. abr, 2012 at 12:39

      =) Realmente é uma dica preciosa, Lu!
      Me ajudou bastante enquanto, estava por lá.
      Ela é super funcional, e o melhor a ferramenta é gratis, e de qualidade.
      Obrigado pela visita e pelo comentário, querida!
      É sempre bom tê-la por aqui.
      Abraço.