9 de janeiro de 2012

Quatro importantes pontos para o sucesso de seu intercâmbio.

Quando se está planejando um período de estudo no exterior, seja de algumas semanas, ou quem sabe de um ano, a maioria dos (pré) intercambistas se vêem numa situação de “perda” de consciência por "Ns" fatores que nos vem como uma avalanche, já que são várias as providências inicias a serem tomadas com questões bem básicas, como por exemplo: “Existe um programa de intercâmbio para o meu perfil?” Ou “Como conseguir preços mais convidativos?

Assim, gostaria de compartilhar com vocês quatro pontos relevantes que todo intercambista deve se atentar para que tenha uma ótima experiência de intercâmbio, sem ter dor de cabeça.

 

Profissionalismo – ter uma agência de intercâmbio que possua relevância no mercado, e que tenha experiências positivas, é de suma importância. Pois, você tem a oportunidade de conhecer através de outros clientes, o quanto, ela pode ser dedicada em todas as etapas, seja ela antes, durante e/ou depois do seu intercâmbio. Saber a postura adotada pela empresa com outros intercambistas em momentos de crise (problemas com a escola, com a família e etc), pode ser também um modo de minimizar a probabilidade de você entrar numa “furada”.

Veja também: Antes de “fechar” com a agência de intercâmbio.

 

Não leve consigo muita coisa – Antes de sair colocando a sua casa toda dentro da mala, pesquise a temperatura média do período em que você pretende estar no país, a partir disso, você já saberá o que será mais necessário. Escolha roupas que se combinem umas com as outras, é uma forma de se diminuir a quantidade, e aumentar a qualidade. Fazer um check list do que levar na mala seria uma boa idéia, já que nisso você economizará bastante tempo. Tente deixar o seu eu-emoção de lado, e dê ouvidos mais ao seu eu-racional. Não adianta levar várias roupas de frio, para uma temporada de inverno europeu, por exemplo. Pois, os casacos brasileiros, principalmente, os confeccionados no norte e no nordeste do país são fichinhas para o inverno de países da Europa. Prefira levar poucas peças de roupas, e leve um dinheiro extra para tais gastos. Caso, chegue no destino no verão, e ficará até o inverno, sugiro que, aproveite, e compre roupas de frio, pois, esse período os preços destas roupas  mais pesadas são mais baratas. Existe ainda, se achar melhor, os “brechós” que certamente, você encontrará roupas muito abaixo do preço, e em bom estado, sem precisar desembolsar muito dinheiro.

 

Encare a escolha do destino, como tão importante quanto, a escolha da agência – Certamente, a escolha da(o) cidade/país errada(o) pode ser um dos motivos para fazer-lo odiar o seu intercâmbio. Por isso, antes de mais nada, é importante que você se auto-avalie e busque a melhor opção que esteja condizente com os seus reais interesses. Se você quer estudar inglês no país onde ele é falado, mas é conservador, e prefere um país com as condições climáticas mais parecidas com as encontradas no Brasil, destinos como Austrália, Nova Zelândia e África do Sul serão uma ótima escolha. Se o teu perfil é mais extremo, acredito que países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda se tornariam muito mais atraente para você.

Veja também: Intercâmbio: um lugar para chamar de lar.

Dispor de tempo para planejar, pode ser sinônimo de um melhor custo x beneficio – A fase de planejamento é uma das partes mais importantes para o sucesso de um intercâmbio. Planejar requer tempo, e consequentemente, há mais tranqüilidade para examinar, os orçamentos das agências que você deve ter solicitado, pesquisará passagens de avião, saberá mais ou menos quais os países que mais lhe interesse, poderá começar a buscar as informações, ler bastante sobre a cidade, sobre os documentos necessários para obtenção de visto.

 

E você o que achou da postagem? Deixe o seu comentário.

 

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Uma Resposta para “Quatro importantes pontos para o sucesso de seu intercâmbio.”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Ueslei
    Responder 04. fev, 2012 at 16:44

    Otimo. Gostei Muito.