15 de setembro de 2011

Será que a língua é o fator que mais tem atraído os brasileiros a Portugal?

Olá, leitor

 

Você já deve ter pensando em visitar o país de nossos colonizadores, principalmente, pelo fator lingüístico, mas o atrativo de Portugal não se resume apenas ao quesito Idioma – isso não é mais desculpa para não viajar a outros países falantes de línguas “X” e “Y” (veja aqui). Embora, os idiomas sejam semelhantes, existem alguns aspectos culturais que as diferenciam bastante um do outro, por exemplo: um objeto “x” em português de Portugal tem um significado diferente do empregado no português do Brasil.

O país tem atraído e muito, a atenção de muitos brasileiros primeiro, por sua beleza e por sua história, segundo, por este ser considerado a porta de entrada de brasileiros para outros países do continente europeu. Além dos já citados acima, as companhias aéreas tem incentivado essa conexão entre o Brasil e Portugal, exemplo disso é a empresa TAP companhia aérea portuguesa que tem investido em variadas rotas com destino a Lisboa. Certamente, você encontrará dois voos semanais diretos ligando a sua cidade (Belo horizonte, Campinas, Porto Alegre, Salvador e etc.) à cidade portuguesa.

Os números são animadores, só nos primeiros quatro meses de 2011, quase 110 mil brasileiros foram a Portugal, em relação ao mesmo período de 2010 foi um aumento de 20% (fonte). Um aumento muito significativo, que inclusive conseguiu fazer com que a TAP tivesse um lucro de 62,3 milhões só com a rota Brasil – Portugal.

Portugal mostrado pela TVE Espanhola from Luis Oliveira on Vimeo.

 

Caso, não consigo assistir aqui, clique aqui.

A partir de todos destes pontos, gostaria de compartilhar com você, um documentário produzido pela TVE espanhola sobre os encantos e belezas dessas regiões portuguesas. A duração desse  vídeo é de 56 minutos, as imagens são fantásticas,e, é realmente de tirar o fôlego de qualquer um. Você consegue visualizar de forma panorâmica os atrativos turísticos e históricos de Portugal, para além de Lisboa – Pessoa, Coimbra, Porto. O documentário começar por Algarve, segue para o Norte, Alentejo, Centro e Lisboa.

Para que você possa ter uma base, segue abaixo um roteiro da “linha do tempo” em que as localidades aparecerão no decorrer do vídeo:

 

Ponte Lima: 9min/Douro: 13min/Porto: 15min/Alentejo: 22min/Évora: 23min/Marvão: 25min/Castelo vide: 26min/Costa Alentejo: 28min/Alcácer: 29min/Aveiro: 30min/Viseu:33min/Museu Grão Vasco: 34min/Coimbra: 35min/Termas Monfortinho: 40min/Monsanto: 41min/Penha Garcia: 42min/Batalha: 44min/Sintra: 46min/Torre Belém: 48min/Pastéis Belém: 53min/Bº Alto: 53min/Cabo Roca: 56min

 

Agradecimento em especial a Elaine Pimentel por ter compartilhado conosco, o achado, o documentário sobre Portugal. Caso, você também tenha interesse em compartilhar conosco algum vídeo, ou escrevendo uma matéria sobre as suas experiências de viagem, ou estudo e trabalho no exterior? Nos envie um e-mail para sepluganomundo@gmail.com.  Siga-nos no twitter @sepluganomundo e curta a nossa fan page no facebook e saiba dicas valiosas para organizar a sua viagem e os seus projetos de vida pessoal e carreira.

 

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Uma Resposta para “Será que a língua é o fator que mais tem atraído os brasileiros a Portugal?”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    julio ladeira
    Responder 24. set, 2011 at 13:40

    A lingua e a curiosidade que as pessoas têm de conhecer a terra de seus antepassados é realmente um fato que não pode ser desprezado, mas, Portugal merece ser visitado também pelo que têm, suas paisagens maravilhosas e uma culinária riquíssima.