12 de julho de 2011

Dirigir na Bolívia: O que é preciso, e como proceder?

Olá, leitor

O assunto de nosso artigo hoje é super interessante tanto para turistas como para estudantes brasileiros que querem entrar na Bolívia dirigindo seu próprio veículo.  Saiba o que é preciso, e como proceder!

ANTES DE SE AVENTURA É BOM SABER QUE:

  • Se você for turista, você pode dirigir com a Carteira de Habilitação Brasileira;
  • Se for residente temporário (estudante) ou permanente precisa fazer a carteira boliviana.
  • Só dirija na Bolívia, se ao entrar no País, você obtiver o documento Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehiculos de Uso privado para turismo em mãos.
  • O turista brasileiro pode trafegar com o seu veículo, sem necessidade de Declaración Jurada, até a cidade de San José de Chiquitos, a 365 km da fronteira.
  • O documento é gratuito.
  • NENHUM outro documento, a não ser o citado acima, será considerado oficial.
  • CUIDADO, se estiver sem o documento exigido, seu veículo pode ser apreendido.
  • O veículo deverá ser propriedade do condutor.

O QUE É NECESSÁRIO PARA CONSEGUIR A DECLARACIÓN JURADA:

  1. Original e copia da Carteira ou Passaporte brasileiro;
  2. Original e copia do documento de propriedade do veículo;

COMO CONSEGUIR:

  • Dirigir-se ao posto de Dirección Nacional de Migraciones, onde preencherá o fomulário de entrada na Bolívia;
  • Após o preenchimento do formulário, deverá digirir-se ao posto da Aduana Nacional da Bolívia, munido de originais e fotocópias da Carteira de identidade ou passaporte brasileiro e do documento de propriedade do veículo. Será imitido o documento de Declaración Jurada de ingreso y salida de vehículo de Uso privado para turismo.

Lembro a todos que apenas fiz, um resumo esquematizado dos principais pontos do artigo disponibilizado pelo consulado geral bolíviano, por isso, julgo de suma importância a leitura do artigo na íntegra (Clique aqui).

Imagem: Google

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

2 Respostas para “Dirigir na Bolívia: O que é preciso, e como proceder?”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Vadez
    Responder 16. jul, 2011 at 3:25

    Agora conduzir por la, mesmo com esses documentos e por conta e risco de cada um…


    • Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

      Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
      Cidilan da Apresentação
      Responder 16. jul, 2011 at 14:45

      Olá, Vadez!

      Tudo bem? Obrigado pelo comentário, são os comentários de vocês leitores que enriquecem cada vez mais os nossos artigos. Você disse certo, mesmo dirigindo com esses documentos não é segurança pra ninguém, mas, pelo menos é uma coisa a menos a nos preocupar. Mesmo morando em grandes centros urbanos no Brasil, todos os dias somos entregues a insegurança, mas, o que fazemos tentamos conviver com a situação. Por isso, acredito que é ter atenção e cuidado depois que passar pela fronteira.

      Abraço!