8 de outubro de 2010

Revalidação dos estudos feitos na Bolívia e mais

Olá Leitor!

Essa matéria  na verdade vem como uma resposta e esclarecimento a um comentário de um de nossos leitores, este é seu comentário: “Você falou apenas o lado bonito da história. Esqueceu de pesquisar ou citar que os diplomas superiores da Bolívia não são reconhecidos no Brasil, em sua grande maioria, além da violência e trafico de drogas, fomentada pela enorme pobreza, que simplesmente está acabando com o país”.

Então vamos discorrer e esclarecer este tema e essas duvidas, eu busquei deixar claro em outras matérias que não é simplesmente estudar aqui e já trabalhar no Brasil, há duas formas para proceder, a primeira é a seguinte: você pode iniciar a faculdade na Bolívia e depois, no semestre que queira        (acho que as faculdades no BR aceitam até o sétimo semestre) transferir-se para uma faculdade brasileira, neste processo você pode voltar a fazer algumas matérias, ou até mesmo um semestre, (isso por questões de carga horária de cada faculdade, que até mesmo faculdades brasileiras podem ter distintas cargas horárias), por exemplo, um aluno da mesma faculdade que eu, mudou-se no segundo semestre, e voltou para o primeiro semestre.

A outra forma e que mais pessoas fazem é: estudar e completar o curso em uma faculdade boliviana e depois fazer uma prova de revalidação de diploma estrangeiro, o que as pessoas não entendem é que, não apenas quem se forma na Bolívia, mas, aqueles que se formem em outros países precisam revalidar seu diploma. A prova de revalidação acontece todos os anos e o aluno que se formou em outro país deve se inscrever numa universidade pública, só uma dessas pode revalidar o diploma estrangeiro, o processo não é fácil, a prova realizada é para verificar a qualificação do aluno, se estar apto para exercer a função médica, envolve temas e matérias desde o primeiro ao ultimo semestre. É difícil, mas, para quem se dedica nem tanto, inclusive uma advogada que trabalha exclusivamente com isso, palestrou na minha faculdade e disse que hoje em dia é muito mais simples que nunca, mas, o aluno deve se dedicar ao estudo.

Relação de documentos necessários para revalidação:

Diploma ou certificado a ser revalidado;

Histórico escolar do candidato;

Prova de duração do curso;

Currículo do curso cumprido pelo candidato;

Ementa das disciplinas constantes do currículo;

Carga horária e/ou número de créditos das disciplinas;

Além dos seguintes documentos pessoais:

  • título de eleitor;
  • cédula de identidade;
  • Certificado militar para os do sexo masculino;
  • Certidão de nascimento ou casamento, quando for o caso;
  • e passaporte

O que essa advogada deixou claro foi: “o que vocês precisam é se preocupar em fazer um bom curso, se dedicar, e isso pensar mais a frente, hoje em dia está muito mais simples”.

Outros pontos que nosso leitor levantou foram drogas e violência.

Drogas e violência há em todo lugar, quero salientar que eu não preciso (nem ganho para) fazer uma propaganda positiva e/ou irreal da Bolívia, mas, eu nunca vi ninguém consumindo drogas (a não ser a folha da coca, que não se é uma droga a forma como eles consomem, eles mascam a folha da coca, e isso é cultura local, todo cidadão boliviano que se preze masca coca. rsrs.) tenho consciência que o país exporta, comercializa drogas e equipamentos bélicos, mas, como realidade cotidiana de estudante nunca presenciei nada do gênero, e pela minha rotina acho mais seguro que Salvador-BA ultimamente, dois anos morando aqui e nenhum assalto, nem presenciado cenas violentas. Ano passado (2009) realmente havia queixas freqüentes da população contra assaltos, depois dessas queixas foi instalado uma pequena unidade policial próxima a faculdade. Gente é importante ter a ciência que às vezes nós provocamos ou facilitamos as coisas, sair a certos lugares e horas que não devem estar atentos, não pensem que o Brasil está melhor que a Bolívia no que diz respeito a drogas e violência não!

O que todos se deparam aqui, e não há como contestar é a pobreza, isso sim tem tirado a possibilidade do país ir à frente, crianças sem estudar, sem acompanhamento medico isso sim precisa de uma mudança.

Gente então é isso, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, o bálano que eu faço daqui, com meu estilo de vida (cristão) é que é um lugar razoável de viver, é preciso ter em mente que estamos aqui para estudar, não passar férias, ou esperar um “mar de rosas”.

3 Respostas para “Revalidação dos estudos feitos na Bolívia e mais”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Leandro
    Responder 23. fev, 2012 at 0:04

    parabens pela informacao meu amigo


  2. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Maycon Nayt
    Responder 19. ago, 2012 at 20:15

    Olá amigo, muito interessante o que vc escreveu, tbm sou um cristão.

    Gostaria de ter contato contigo, por msn, para ver se pode me ajudar com algumas dúvidas a respeito do estudo na bolívia.

    Abraço fik com Deus!