28 de setembro de 2010

Qual o segredo para se fazer um mochilão de sucesso?

Se estiver no seu primeiro planejamento de um mochilão, é aconselhável, que mesmo que não tenha chances concretas de fazer seu mochilão, daqui a três, seis (…) meses, que comece a pesquisar; deixe datas e a incerteza de lado. Busque motivações a fazer aquela viagem, é interessante ter uma temática para o seu mochilão (leia o artigo, sobre a temática clicando aqui). A princípio planejar-se não se custa nada, apesar dos investimentos que empreendemos através do tempo que disponibilizamos à pesquisa.

E quando decidimos por um país, somente, por que um(a) amiga(a) lhe disse que você iria curtir a viagem, por isso e aquilo? Não crie grandes expectativas (sei que é difícil, mas controle-se), até por que, no turismo a experiência que o seu amigo teve com o destino é, uma e a sua poderá ser outra. Ele deve ter amado conhecer o Uruguai, mas você pode não gostar, entende? É como o ditado popular “gosto é igual a bunda, cada um tem a sua” (me desculpe, mais só me veio essa).

Qual o seu destino? Após responder essa pergunta, é só começar a planeja-se para suas férias, seja a de trabalho ou a de estudo, basta colocar a mochila nas costa e pé na estrada, contudo, se você notar que a grana, que você estava juntando, ainda assim, não é o necessário, vender a metade de suas férias pode ser uma forma de se conseguir um pouco mais de dinheiro.

Antes de “colocar o pé no mundo”, não se esqueça de pesquisar mais de uma opção de nomes de albergues, que estejam na redondeza. Os albergues tornam-se meios de hospedagem que atrai mais e mais jovens, principalmente, pelos ótimos preços praticados, tendo-se um melhor custo X beneficio que se hospedando em um hotel, sendo que na maioria das vezes, passamos mais tempo fora, desbravando a cidade do que dentro do hostel. Ressaltando, ainda que, sendo o estilo mochileiro mais difundido na Europa, na alta estação é mais difícil encontrar vaga nos albergues; Muitos desses, tem em sua política de serviços, que têm-se um prazo para que o alberguista permaneça hospedado para que o público esteja em rotatividade muito maior dentro do hostel.

Caso queira pesquisar por passagens áreas, existe uma variedade de sites de comparação de preços, apontando qual o menor preço. Caso esteja planejando um mochilão dentro do Brasil, ou na America do sul, e você prefere viajar por terra, existem muitas opções de destinos, sobretudo, para aqueles que querem viajar para algum país da América do sul, tem-se pouca opções de empresas de ônibus, mas, com muitas opções de destinos (Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai). Também, existem buscadores de preços de hotéis, albergues…

A qualidade da sua pesquisa será fator determinante e responsável pelo quanto você gastará numa viagem; momento este em que (ainda na fase de planejamento) saberemos se “A” que fez o mesmo roteiro que “B”, gastou mais ou menos do que “B” e vice-versa, e ai é que eles podem se distanciarem um do outro. Por isso, invista na aquisição de guias turísticos (leia mais sobre os ensinamentos que um guia turístico – de papel pode lhe ensinar), prefiro os usados, por que você termina não tendo tanta pena de jogar fora, ou doar depois. Sempre tem alguém que quer se desfazer da montanha de papeis, revistas, guias, planilhas no Excel, PDF (…) pós mochilão; não dispense informação, é a partir dela que aprendemos e sabemos como melhor aproveitar um destino, sem necessariamente gastar rios de dinheiro.

Ah! E não se esqueça de pesquisar se é necessário o passaporte ou não – nos países do MERCOSUL não é necessário, basta estar portando o RG, em ótimo estado de conservação, e não mais de 10 anos de sua emissão. É preciso tirar o visto para ingressar no país? É obrigatório a vacinação? – isso por que, em alguns país tal como a Bolívia você precisa estar imunizado contra a febre amarela para ingressa no país; E fique ligado aos acontecimentos que envolve as questões políticas entre um país e outro, guerra, catástrofes naturais…

Agora é sua vez, você gostaria de nos enviar um esquema de como você prepara a sua viagem? Se, sim! É só nos enviar um e-mail para faleconosco@sepluganomundo.com , você ainda por nos seguir no twitter (clique aqui) e ficar atualizado quando atualizarmos o nosso site.

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!