30 de setembro de 2010

ExpoCruz 2010 & XVI feira Ucebol

Hi plugados.

Ultimamente não tenho postado muito, pelo tempo corrido e muitas atividades que tenho feito.

Venho falar sobre esse mês de setembro aqui em Santa Cruz de La Sierra, primeiro, vou falar rapidamente sobre a XVI feira cientifica da UCEBOL, este ano os trabalhos superaram os da edição anterior, muita novidade, trabalhos criativos, boas exposições, participação de cursos que não são da área da saúde (como o curso de turismo), maior envolvimento com marcas comerciais e como sempre a presença da imprensa.

Todo ano, no mês de setembro, a Universidad Cristiana de BOLÍVIA, a Ucebol, realiza uma feira cientifica onde seus alunos criam e expõem trabalhos científicos, os temas são os mais variados os alunos da carreira de medicina levam ao publico (formado por estudantes de varias escolas de todos os graus, profissionais e a população em geral) tudo que envolve o corpo humano desde sua anatomia, doenças, formas de prevenções, exames de pequena complexidade, como teste para tipo sanguíneo, medem nível de insulina no sangue, aferem pressão arterial, além de levar novidades do ramo.

Alunos de odontologia levam a população explicações sobre temas específicos da carreira, ensinam as crianças como escovar os dentes, expõe novidades de aparelhos e técnicas novas, para aqueles que trabalham na área, ou querem atuar nessa área.

Os alunos de bioquímica levam conhecimento e informação sobre alimentos saudáveis e como eles podem ajudar e contribuir para uma boa saúde.

São trabalhos dos mais variados tipos!

Um simples, mas, que me chamou a atenção por ser inédito na feira, foi o dos alunos de turismo, fizeram uma demonstração de esportes radicais, como rapel e tirolesa, alem de um stand promovendo o turismo radical.

Este ano teve até um jipe antigo, seria do exercito americano, que esta em mostra, era possível ate pousar dentro dele para fotos. Enfim foi uma feira de muita qualidade! O trabalho ganhador da feira na área de medicina foi uma cirurgia experimental, os prêmios de melhores trabalhos foram entregues durante um dos cultos semanais, no templo da própria faculdade, sob o som de muitos aplausos o aluno que desenvolveu este trabalho foi premiado.

O segundo evento e muito interessante e que ainda está em curso é a Expo Cruz 2010, este é um evento que para a cidade todos os anos durante alguns dias no mês de setembro, é uma exposição internacional, com novidades em todos os ramos que se possa imaginar, automóveis, casa, maquinas industriais, alimentos, cosméticos, estética, saúde, animais, entretenimento,

eletrodomésticos, eletro-eletrônicos, em fim tudo que você possa imaginar, encontrará lá. Muitos programas são apresentados lá, tem shows com vários artistas, a entrada custa apenas 30 pesos, menos de R$10,00. Apenas um dia não é suficientes para visitar todos os pavilhões, estes são nomeados com nomes de países participantes, Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, União Européia, e outros.

Só no primeiro dia o evento recebeu mais de 23 mil pessoas, segundo os organizadores até o fim, hoje nesta quinta-feira somarão o numero de 531 mil visitas. Falando em mais números, são cerca de 220 mil expositores em diferentes categorias. Um stand muito legal, que traz ainda mais tecnologia para os bolivianos, é o da Sony, que trouxe TVs de 60 polegadas em 3D muito legal, o Pavilhão do Brasil trouxe muitos produtos típicos de nossa terra, produtos que nos faz matar um pouco da saudade.
Como eu disse, tem muitos stands de automóveis, o da KIA apresentou seu novo modelo, o Kia sportage SL 2011, e a Mercedes Benz também trouxe muita novidade.

Para os criadores de animais e pecuaristas o que não faltou foi opção e novidade, muitos eqüinos, bovinos, das mais belas raças, alem de animais domésticos, como cachorros muito lindos, além destes tinha varias raças de peixes e até jacarés.

Além de shows há boates, praça de alimentação e tudo que se imaginar. Há jogos, concursos, peças infantis, e atrações que não se pode ver apenas em uma visita, além de ver as novidades é possível comprá-las (claro!) o evento atrai pessoas de todas as classes, inclusive empresários de vários ramos. A feira iniciou dia 17 de setembro e vai até o dia 30 deste mês.

Ainda tem o bicentenário que eu contarei em outra postagem, até mais e fiquem na paz!

Uma Resposta para “ExpoCruz 2010 & XVI feira Ucebol”