2 de setembro de 2010

Casa, apartamento e quarto na Bolivia

A partir de suas sugestões, que escrevi este artigo sobre moradia em Santa Cruz de La Sierra, uma cidade tipicamente universitária; um “pedaço do Brasil” em território boliviano.

Atraídos pelo baixo custo de vida, e também pelos valores oferecidos pelas faculdades, que comparados aos das mensalidades do Brasil são muito, mas, muito mais em conta.

Levando em conta o baixo custo de vida, tudo em terras bolivianas parece ser mais barato (para nós brasileiros), inclusive moradia.

A internet é, sem dúvidas, uma ótima ferramenta para pesquisas, desde que você saiba como e onde buscar as valiosas informações. Por isso, pesquise sobre as faculdades locais e sobre a cidade que pretende viver. Aconselhamos, ainda que, utilize das redes de relacionamentos para maximizar o seu networking; participe de comunidades de instituições de ensino superior, para tirar suas dúvidas, trocar experiências e anseios sobre a vida neste país, focando pessoas que já estejam estudando ou planejando.

Antes de se aventurar na Bolívia, ou em qualquer outro país, é aconselhável que tenha uma boa quantia em dinheiro, para os primeiros gastos e em eventuais despesas que possam aparecer, principalmente, no início para se instalar. Caso esteja indo para a Bolívia, e não tenha conhecidos que moram na cidade que pretende estudar, há pensões, hotéis e albergues até que consiga se estabelecer na cidade. Se você está perdido por onde começar a procurar por casa, apartamento e etc. Existem nas faculdades, principalmente no início de semestre anúncios dos próprios estudantes e outras pessoas de casas, quartos e apartamentos em aluguel. As possibilidades são inúmeras e há opções para todos os bolsos e gostos. Você pode escolher entre quartos, apartamentos, ou ainda uma casa.

Para viver num bonito condomínio com piscina, academia, playground e garagem em um apartamento de três quartos, cozinha, banheiro e sala é necessário desembolsar cerca de 400 dólares, Ideal para quem quer morar em pequeno grupo. Uma casa grande com 4 ou 5 quartos com piscina e uma boa área além de churrasqueira, custa em média 500 dólares, um simples apartamento com uma pequena piscina custa também 500 dólares, isso porque é próximo a faculdade,  (quanto mais próximo da universidade, mais caro são os aluguéis),

Recentemente foi construído um prédio próximo a faculdade, mas, não é dividido em apartamentos, e sim em quartos, um custa 200 dólares as vantagens vão além de simplesmente ser próximo a universidade, também é todo mobiliado, claro que tudo varia com o tamanho da casa que você deseja morar.

Caso prefira morar sozinho, e não ligue muito em morar numa casa, um quarto é uma boa opção, a palavra conforto muitas vezes, está associada às palavras CASA GRANDE, mas, na realidade não é bem assim; você pode tornar um quarto, muito mais confortável do que uma casa, por causa do amplo espaço mais difícil de mobiliar. Além de ser um opção muito mais em conta, é possível encontrar opções a partir de 150 reais, um quarto de frente a faculdade custa 250 reais, com TV acabo, água e energia inclusos.

Acreditamos que os valores apenas sejam insuficientes para ajudar-los na escolha de “um estilo de vida, se viver numa república ou se morar sozinho. Há brasileiros que preferem viver com outras pessoas, que já se conhecem em função do parentesco, ou por serem pessoas que são da mesma cidade com objetivos parecidos. Viver em grupo é uma proposta muito interessante, mas que é necessário que seja pensada antes, observando se: “você é uma pessoa que lida bem com pessoas totalmente diferentes de você?” “Você é flexível?”” Você se considera independente?”a partir daí você pode se planejar.

186 Respostas para “Casa, apartamento e quarto na Bolivia”