6 de junho de 2010

Lançam o Hino Nacional Brasileiro em ritmo de samba?

Olá, Leitor
Com o título “Brasil canta el himno a ritmo de Batucada” (título em português: “Brasil Canta o hino em ritmo de batucada”) o jornal uruguaio El País, traz em sua versão digital, uma matéria sobre o nosso Hino Nacional Brasileiro, mostrando o quanto a musicalidade tem sido um dos pontos que mais expressa a nossa identidade cultural no exterior. Para trazer esta visão dos uruguaios (não só deles, mas de todo o mundo), traduzir uns trechos da matéria original que você poderá visualizar → clicando aqui.←
Vejamos os trechos:
“Foi justamente Martinho da Vila o autor da nova versão do Hino Nacional, no ritmo do samba, declarado Patrimônio Nacional Cultural pelo governo local, e Patrimônio Cultural Imaterial, pela UNESCO.”
“Adaptar o hino ao ritmo do samba foi muito difícil, mas valeu a pena. Em nossa época, pelo menos se cantava uma vez por mês. E hoje menos. Com esta versão esperamso que se cante mais” disse o sambista a ANSA.”
“A nova versão do hino nacional, lançada na segunda passada, faz parte do projeto da secretária de educação do Rio de Janeiro, que distribuirá DVDs do tema, grátis a todos os alunos das 1.430 escolas da rede pública de ensino.”
“O ritmo do samba nos une a todos os brasileiros, e no Rio de Janeiro não há quem não se emocione diante de um novo samba, e nem poderia deixar de se mover com esse ritmo. O samba é a consagração da alegria Carioca asegurou Martinho da Vila.
No seu tema “Desde que o samba é o Samba” Caetano Veloso resumiu o sentimento e o atrativo que surge deste ritmo.”
Assista ao vídeo da versão do Hino Nacional Brasileiro interpretado pelo Martinho da Vila em ritmo de samba.
Veja o vídeo no link abaixo:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ugMDeEQI59Q]

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

2 Respostas para “Lançam o Hino Nacional Brasileiro em ritmo de samba?”