14 de abril de 2010

Salvador Caldeirão Cultural e Histórico (2/7)

Olá, pessoal

Se você não tem acompanhado o BLOG… Deixe-me contar, no dia do aniversário da cidade do Salvador (capital do estado da Bahia), começamos uma série de postagens, com o título “Salvador: Caldeirão Cultural e Histórico” na qual buscamos mostrar aspectos relevantes do jeito baiano de ser (cultura, costumes…), pontos turísticos… As postagens são preparadas aleatoriamente, sem quaisquer redirecionamento determinado, é na hora que começamos a tecer o texto, e a perceber a configuração que o texto vai tomando, o mesmo aconteceu com este. As postagens são motivadas por textos, videos, imagens, concepção e visão do que Salvador é pra mim.
Música
Neste “caldeirão cultural e histórico” não pode ficar de fora a musica, que é assunto durante o ano todo, antes que o ano “começe de fato”, é um período caracterizado pela agitação da cidade com os ensaios das principais bandas de Salvador, a praça da Cruz Caída é ponto de encontro dos soteropolitanos que aguardam pela chegada do verão, e junto a total agitação do maior evento a céu aberto do mundo, o carnaval. Berço da axé music, um celeiro vasto de grandes estrelas da música, que, se não são da terra, buscam um lugarzinho na cidade.
Em meio aos prédios antigos da cidade alta, os trios elétricos desfilam trazendo consigo, grandes, populares ou desconhecidos nomes, embaixo na avenida, uma diversidade de público, do branco ao negro, do rico ao pobre, dos pipocas aos foliões. Em meio ao apertado circuito Dodô e Osmar, a diversidade passa, o tapete se estende, todos unidos e impulsionados por uma única força, a música. A “cidade” não pára, o povo se agita. Mesmo  numa realidade desigual, é com a música no carnaval que todos se “MISTURAM”.
Os turistas, apesar de virem de fora, dão, ou melhor, são caracteristica marcante. colorem, encantam, cantam e infestam a cidade de luz, voz e calor!
Terminemos esta postagem com um vídeo, que tem por título Chame Gente, de Armandinho com parceria de Morais Moreira.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yqksCJVHcuU]

Caso não consiga visualizar aqui no Blog, clique aqui← e assista no YOUTUBE.

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!