7 de março de 2010

Mudança do formulário para solicitação de visto

 
Fonte: ABAV

A partir de 15 de março o Departamento de Estado implementa no Brasil um novo formulário para solicitação de vistos. O DS-160 é totalmente eletrônico e substituirá os formulários DS-156,  157 e  158. O novo formulário, obrigatório a partir de 5 de abril, também permitirá o upload de fotos. Mesmo com a implementação desse novo formulário, os solicitantes ainda precisam fazer o agendamento para a entrevista e pagar as taxas.
Depois de preencher e enviar o formulário pela Internet, o solicitante receberá uma página de confirmação com o código de barras. No dia da entrevista, basta apresentar esta página com o código de barras.
O DS-160 é um formulário inteligente de múltipla escolha e sua utilização diminuiu o tempo de espera no dia da entrevista e o tempo de processamento dos vistos em outros países em que foi implementado. Pesquisas realizadas em postos que já utilizam o novo formulário indicaram um aumento na satisfação dos clientes em comparação ao sistema usado anteriormente.
O novo formulário estará disponível apenas em inglês, mas o sistema oferece a tradução da pergunta para o português – basta posicionar o cursor sobre a pergunta. Poucos casos não oferecem a opção de múltipla escolha ao longo do formulário, como data e local de nascimento.
Observações importantes:

 

• Preencher e enviar o formulário pelo menos 2 dias antes da data da entrevista;
• Preencher o formulário com atenção. Caso o formulário seja preenchido de forma incorreta o solicitante corre o risco de não poder concluir a entrevista. Neste caso, ele terá que preencher novamente o formulário, pagar nova taxa de entrevista e retornar ao consulado em outra data. Os seguintes campos podem invalidar seu formulário, se preenchidos incorretamente: nome (deve ser igual ao passaporte), numero do passaporte, pais de emissao do passaporte, data de nascimento, pais de nascimento, nacionalidade, sexo, estado civil, ultima viagem aos Estados Unidos, foto carregada;
• Não será necessário  completar  tudo de uma vez, o solicitante pode salvar e continuar o processo depois.

 

Outros  formulários que ainda são requeridos: Estudantes (I-20); Programas de Intercambio (DS-2019);  petições de trabalho; diplomatas e representantes oficiais; notas diplomáticas do Itamaraty, de Organismos Internacionais (ONU, BID, etc), ou de consulados.

 

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!