10 de fevereiro de 2010

Café, marca nacional.

E ai galera?!, depois de um tempo sem postar estou voltando cheio de gás, e vou falar sobre um assunto que é paixão nacional, não é cerveja nem futebol, vou falar sobre o café. Hummm

Apesar da confusão que há em torno do consumo do café (muitos erroneamente dizem que café faz mal a saúde); é provado que o café é fonte de vitamina B, minerais, clorogênicos, antioxidantes naturais, nutrientes que previnem depressão além de suas conseqüências, como alcoolismo, tabagismo e consumo de drogas. É recomendada uma quantidade de 3 a 4 xícaras diárias, o necessário para estimulação da concentração, memorização e aprendizado escolar.
Bom, depois de tantos benefícios, sei que você ficou tentado a tomar uma xícara de café, não é verdade?
No inicio deste ano tive a oportunidade de mais uma vez ir à cidade de Piatã, na Chapada diamantina, BA, e pude provar o melhor café do Brasil, eleito pela associação dos produtores de café brasileiros, o café RIGNO.

O cafeicultor responsável pelo sabor especial é o Sr. Antônio Rigno de Oliveira, (daí o nome) dono da chácara São Judas Tadeu, produtor a mais de 25 anos, infelizmente não tive contato com o mesmo, mas, sim com sua esposa, que nos ofereceu um delicioso cappuccino, feito com grãos selecionados; Piatã tem entre o ranking dos 10 melhores cafés do Brasil 4 marcas, a altitude e clima do lugar são muito favoráveis ao cultivo do grão, lá é bastante frio, no inverno a temperatura fica entre 2 a 8 graus, afinal, esta é a cidade mais alta da Bahia.

Existe um grande cuidado para que se possa produzir café de qualidade na Fazenda São Judas Tadeu, desde o preparo da terra, produção e plantio de mudas, até o beneficiamento, sendo todo esse processo acompanhado e orientado por técnicos especializados da AGRIPEC.
O cafeicultor, procura investir sempre em infra-estrutura adequada, como despolpador, secador, e terreios cobertos, para que o resultado final seja o café com a melhor qualidade possível, alem disso, tem preocupação com o meio ambiente e procura sempre produzir de maneira sustentável e que não agrida de forma alguma o ambiente, além disso, gera empregos a vários trabalhadores da região.

A senhora Rigno nos contou que seu café é vendido a cafeterias em shoppings, e como a curiosidade falou alto, tratei de perguntar o valor daquela preciosidade, e pasmem um Kilo custa quase RS 90.00, isso mesmo.

Recentemente uma empresa japonesa comprou em um leilão feito através da internet, um lote de 20,5 sacas, cada uma custou RS 2.453.00, (café da dinheiro, não é mesmo?!)
É, o café de Piatã está fazendo historia internacionalmente, breve concorrerá com cafés de outros países como a Colômbia o titulo de melhor café do mundo.
“Os grãos de Piatã são frutados, elegantes e têm toque doce único”, diz o norueguês Tim Wendelboe, um dos mais renomados especialistas na bebida.

Ficou com água na boca? Entre em contato com os produtores e saiba mais sobre essa delicia.

Telefone: +55(77)3479-2113 E-mail: patriciapor@bol.com.br
Conheça a Chapada diamantina!

2 Respostas para “Café, marca nacional.”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Ana Carla
    Responder 12. fev, 2010 at 10:36

    Excelente texto.

    Grande abraço parceiros!!

    Ana
    http://www.festasdabahia.com


  2. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    TESTE
    Responder 15. fev, 2010 at 7:44

    Obrigado, Ana!

    Uma honra receber um comentário seu.

    Um abraço,

    Cidilan