5 de outubro de 2009

Visto estudantil

Tramites, exigências, documentos, exames etc. Muitas coisas são necessárias para obter um visto estudantil, neste caso vamos falar sobre um visto para estudar na Bolívia.

Primeiro passo, como todos sabem é fazer o passaporte, que é requerido pelo site da DPF (Departamento da Policia Federal ).

-Certidão de antecedentes criminais, também emitido pela policia federal.

-Exame ELISA para o vírus do HIV (AIDS);

-Certificado internacional de vacinação contra febre amarela, junto a ANVISA (Grátis);

-Certidão de estudos, ( histórico escolar com firma reconhecida pelos diretores da escola e carimbado pelo MEC e o carimbo das relações exteriores- ITAMARATI em Brasília);

-Comprovante de matricula na universidade (pode garantir a matricula pelo site da universidade, se você estiver ainda morando no Brasil);

-Certidão de nascimento (carimbo das relações exteriores- ITAMARATI em Brasília)

-Foto 4×4, com fundo vermelho.

Carta de solvência, documento no qual os pais ou responsáveis declaram estar em condições de manter o estudante na Bolívia, incluindo o valor que disponibilizará mensalmente, profissão endereço (do responsável) e etc. ( carimbo das relações exteriores- ITAMARATI em Brasília)*

-Xerox dos documentos do estudante.

-Autorização dos pais em caso de menores de 18 anos de idade.

-Formulário de “Declaração Juramentada de Solicitação de Visto” (esse formulário é entregue no consulado).

Alguns estudantes se mudam sem o visto, optam por fazê-lo durante o curso, ou seja, enquanto estão morando já na Bolívia, esta opção dificulta mais, o processo é um pouco mais complicado, o estudante vai precisar de mais documentos, e se não estiverem totalmente corretos terá que esperar outro vir do Brasil o que é mais caro e mais demorado. Por isso se estiver em seus planos estudar em outro país, primeiro faça seu visto estudantil.

*O estudante deve ter um cartão internacional pra retirada do dinheiro, do Banco do Brasil.

Espero que seja útil esta rápida matéria, comente, deixe suas duvidas e criticas.

Veja tambem:
Os documentos e consulados para você fazer seu visto
Todos documentos pra estudar na Bolivia

9 Respostas para “Visto estudantil”

  1. Obrigada pelas dicas,são muito valiosas.
    Gostaria de saber quando irá abrir as inscrições para o segundo semestre da UDABOL, e se você sabe quando inicia o segundo semestre ai na Bolivia, ja mandei diversos emails pra lá mas não em respondem.

    Grata

    Angela

  2. OBRIGADO ANGELA, FICAMOS FELIZ POR AJUDAR!
    AS INSCRIÇOES GERALMENTE COMEÇAM NO FIM DE JULHO E AS AULAS COMEÇA TAMBEM NESSA FAIXA, MAS ATE AGOSTO VOCÊ PODE FAZE-LA.

  3. Olá!!!!!!
    Eu gostaria de saber qual é o dia que começam as matriculas para o primeiro semestre de 2011 na UDABOL. E sobre a conta internacional só pode ser pelo banco do Brasil, não pode ser outro banco como o Bradesco por exemplo???

    • Olá Mara,
      Eu chequei e as matriculas inicarão no dia 8 de janeiro, e as aulas de 29 do mesmo mês.
      Quanto a conta, só banco do Brasil.
      Obrigado pela visita, Siga-nos no Twitter: @sepluganomundo, @lucaslauder .

  4. Ola estou com a intencao de ir p a Bolivia para fazer medicina agora em 2011 preciso que me ajude a ver a relacao de moradia vcs podem me ajudar…

    • Olá Talissa,
      A dica que posso lhe dar é: Chegue pelo menos um mês antes das aulas, assim você pode procurar com mais calma, e procure anuncios dentro da faculdade, sempre têm!

  5. Ola Lucas,eu tirei meu antecedente criminal pela internet ele serve?ou preciso tirar exatamente na policia federal?

  6. Oi lucas prabéns pelo site tem ajudado muito .
    Estou planejando ir com emu esposo estudar na UAB(universidade adventista bolivia)em cochabamba, referente ao custo de vida nessa cidade é mais menos o mesmo valores q vc cita para outras pessoas?me indica um bairro calmo p se morarar lá.
    e violencia por ai? sei q em todo lugar tem mais gostaria de saber um pouco sobre isso para nós prevenir.Já verifiquei os docmentos necessarios já estamos dando incio mais gostari q me indicasse uma empressa q assessoria e faz essas papeladas p facilitar p moramos aqui no Amapá fronteira com guiana francesa.
    valeu. aguardo

    • Olá, Janny Sellma

      Tudo bem?
      A cidade com um custo mais elevado (dizem) é Santa Cruz de La Sierra! Não sei, a respeito de Cochabamba, e não seu te informar qual bairro, mas, pesquisarei e tentarei te responder posteriormente. Em questão de violência, tem um post escrito falando sobre esse assunto. Se não me falha a memória, o nome é “Um parecer sobre a Santa Cruz de La Sierra” – dá uma pesquisada no sistema de pesquisa do site. Não conhecemos nenhuma empresa de assessoria. Um pena, mas você pesquisar na internet, com certeza, você encontrará alguma.