10 de outubro de 2009

Medicina, um sonho, uma realidade

Medicina é um sonho de muita gente…

Mas, não é tão fácil realizar este sonho. Condição financeira, nervosismo no vestibular entre outras coisas, impedem muitos estudantes de seguir esta carreira. No Brasil a mensalidade de uma faculdade de medicina custa em torno de R$ 3.000, apenas pessoas de classe media alta possuem recursos para dispor mensalmente essa quantia, conseguir ingressar numa faculdade federal é muito difícil, principalmente para os alunos de escolas públicas, que infelizmente não são preparados suficientemente para tanto, muitos estudantes “tremem” apenas ao pensar na prova do vestibular.

Por esses e outros motivos, milhares de estudantes brasileiros deixam casa, família, emprego,cruzam milhares km, sobrevoam milhas e milhas de altura, convivem com costumes, cultura e língua diferentes para enfim viver o que tanto almejavam, em um país vizinho, a Bolívia.

As principais motivações para ir a Bolívia como disse são condição financeira e dificuldade para ingressar à faculdade.

Reafirmando, a mensalidade de faculdade deste curso no Brasil é muito elevada, a mais barata é a FACULDADE BAIANA, com taxa mensal de R$ 1.600, e por isso tão concorrida quanto uma publica, realmente não é fácil ingressar!

Enquanto no país vizinho, gira em torno de $ 110 a 270 (dólares), $ 110 é equivalente a 770 pesos bolivianos (moeda local), além desse fator super importante, não é feito vestibular para ingressar a faculdade e custo de vida também é baixo.

Mas, não é simplesmente se formar lá e pronto. O formado em outro pais deve fazer uma prova de revalidação de diploma, ou pode ainda fazer transferência para uma faculdade brasileira e terminar o curso e receber titulo de medico formado no Brasil. A revalidação pode demorar meses ou até anos.

Veja também:
Faculdade Escola baiana de medicina: http://www.bahiana.edu.br/
Site especializado em revalidação de diplomas: http://www.revalmed.com.br/index.php

Uma Resposta para “Medicina, um sonho, uma realidade”

  1. oi vou pra bolivia em 2012 gostaria de saber se vcs possuem algum servico de acessoria que possa me ajudar haa e uma pergunta em que epoca inicia o 1 semestre do ano que vem na ucebol abracos