11 de agosto de 2009

Entrevista: Acreditar, Correr riscos, mas agarrá-los com força

O entrevistado de hoje é um velho conhecido meu, que nos conhecemos desde crianças. Assim, o Lucas está com 19 anos, e já possui muita experiência para contar.

Cid- Lucas, seja bem vindo ao nosso espaço. Primeiramente, responda-nos se você tinha idéia de que iria estudar tão longe? Você sempre almejou isso? Conte aos nossos leitores como foi isso.

Lucas- Na realidade eu nunca tive esse desejo, até porque sou muito apegado a minha família e sempre pensei que não suportaria passar muito tempo distante da mesma. Além disso, pretendia me formar no curso em que, já estava estudando.

Cid- Como podemos ver você não esperava Sair do Brasil, e até já estava se graduando. Você pode nos informar qual o curso? Em que semestre você estava quando decidiu trancar o curso na faculdade?

Lucas- Sim, eu estava no segundo semestre de enfermagem, eu gosto muito da área de saúde, aos poucos tornou-se uma paixão.

Cid- A maioria dos jovens quando saem do ensino médio não sabem ao certo o que prestar para o vestibular. Você teve dúvidas enquanto ao que seguir? A sua primeira opção foi mesmo a enfermagem? O que você estuda atualmente? Em que país?

Lucas- Neste caso sou uma exceção, sai do ensino médio com uma dúvida, mas, tinha vontade de ser jornalista imagine que mudança (risos) depois psicologia, mas decide por enfermagem. Hoje estudo medicina na Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra.

Cid- Santa Cruz de La Sierra? Como foi o apoio dos seus familiares na decisão de ir estudar em um país com costumes diferentes? Como foram os seus primeiros dias em Santa Cruz, sozinho?

Lucas- Sim, Capital de Santa Cruz. Acredito que se não fosse pelo apoio deles não teria esta coragem, a minha família é meu alicerce, meus primeiros dias foram de certa forma, angustiantes, pois senti muito a falta da minha família, da minha casa da minha rotina. Não foi fácil e levou algum tempo até que eu me acostumasse com a nova vida. Alias, hoje no segundo semestre sinto com a mesma intensidade a falta das pessoas queridas.

Cid- Para esclarecer, quando o Lucas se referiu: “segundo semestre sinto com a mesma intensidade…”, ele quer dizer que esteve no Brasil em suas férias, e está sentido muito a falta de sua família.

Lucas- Verdade! Eu pensava que depois de passar um mês junto a eles a saudade seria amenizada, mas, me enganei, pois a saudade só fez aumentar.

Cid- Então, você tem alguma experiência que gostaria de nos contar sobre a língua? Você sabia alguma coisa do Espanhol? Como funciona o sistema de avaliação na universidade em que você estuda?

Lucas- O que eu sabia de Espanhol? Basicamente nada, comecei com um primo, que estuda línguas, ainda não domino a língua, mas dá para se virar tal como: ir numa loja, pegar um taxi, fazer perguntas na aula… Pretendo estudar espanhol em um curso. Enquanto as avaliações, até o segundo semestre as avaliações podem ser respondidas em português, ou portunhol, importante é que as perguntas são feitas em espanhol. 

Cid- Para fechar o ciclo de perguntas, você gostaria de deixar alguma dica aos leitores desde blog?

Lucas- Bom, quero finalizar dizendo que devemos acreditar nos sonhos, correr certos riscos, ter força de vontade não desistir diante das adversidades e buscar sempre o melhor, nunca se sentir satisfeito enfim usufruir das chances, agarrá-las com toda força!

Cid- Sabemos que a partir desta postagem, podem outras pessoas quererem saber mais sobre o tema estudos na Bolívia…Você gostaria de deixar o seu contato para que outros brasileiros possam tirar suas dúvidas contigo?

Lucas- Sim, claro! Será um prazer. Tenho um blog no qual faço alguns relatos sobre minhas histórias por aqui que é http://www.relatosbrbo.blogspot.com/ e o meu email é sepluganomundo@gmail.com.

Obrigado por este espaço e boa sorte.

 

 

 

E você? Deixaria seus costumes sua cultura, sua terra… Ele nunca pensou que deixaria. Mas, olha onde ele tá! Lute você também, por que as coisas acontencem e fazem você pisar os pés fora.

 

 

 

 

2 Respostas para “Entrevista: Acreditar, Correr riscos, mas agarrá-los com força”


  1. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Rosival Evangelista
    Responder 26. ago, 2009 at 20:46

    olá Cidy, gostei da entrevista.

    olha eu te indiquei ao selo,"Vale a pena ficar de olho neste blog"

    Recebi este selo e devo repassá-lo aos blogs que acho interessantes, seu blog está entre eles.

    Passa lá e copia o selo pra ti.

    Até.


  2. Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79

    Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/spedhiebkl33/sepluganomundo.com/wp-content/themes/headlines/includes/theme-comments.php on line 79
    Sopa
    Responder 10. set, 2009 at 15:52

    muito interessante você entrevistas pessoas

    mto bom ;x