18 de junho de 2009

Resenha: Os meninos sudaneses

Só pra constar aqui. Espero que gostem.

Os meninos perdidos e a guerra no Sudão

Retratando a jornada de jovens sudaneses o documentário “Pátria proibida” é narrado por Nicole Kidman em que fala sobre as conseqüências da guerra civil que ocorria no Sudão.

A guerra no território sudanês fez com que milhares de crianças sudanesas saíssem em busca de outras terras, tendo assim que passar pelo deserto do Saara, e é este documentário que retrata isso mostrando a nós sua realidade. Tais como: as condições sub-humanas em que os africanos que ainda hoje vivem, de forma semelhante passando fome, sede, frio e etc.

Deve-se considerar que este documentário não mostra somente a miséria de um povo, mas também a sua sensibilidade. Os sudaneses sofreram muito, mesmo assim eles têm uma doçura em suas palavras, nota-se que o documentário é uma lição de vida para qualquer um.

Assim os sudaneses são levados (alguns) aos Estados Unidos por uma iniciativa americana. Já nos Estados Unidos, eles juntos as suas sensibilidades e nacionalismo ao seu país e ao seu povo, buscam meios de informar aos americanos os acontecimentos no Sudão. Diante disto eles começam a promover uma caminhada para conscientizar aos americanos da guerra civil em seu país.

Contudo os novos costumes e cultura em que eles são inseridos há preocupação com a não desvalorização dos seus costumes por causa de outrem.

Em conclusão o final do documentário não me agradou, devido as minhas perspectivas para o fim, acredito que terá as mesmas impressões. O fim do filme não me cabe revelar aqui.

Referência:
Filme: Pátria Proibida (sinopse)

(Apresentação, da Cidilan; 13/05/2009; Graduando em Letras com Inglês no Centro universitário Jorge Amado )

Sem comentários até agora... Seja o primeiro a deixar uma resposta!