14 de fevereiro de 2009

Mochileiro: Qual a sua alimentação?

 comida

Atualizado em (07/05/2013)

 

Este é um tema ao qual sempre tento escrever e não consigo. Por que, será? A razão possível seja pelo simples fato de existir diferentes gostos, e pela diversidade alimentar encontrada em diferentes regiões do globo.

O mochileiro é um viajante econômico, refiro-me a aqueles que compram comida pensando no custo x beneficio, ou que preferem ir até o supermercado em busca de opções mais em conta. Muitos até se descuidam da alimentação, por estarem a maior parte do tempo fora do Hostel conhecendo os atrativos, desde os mais conhecidos museus, praças, e os pontos turísticos da região – fica difícil lembrar de se comer bem quando se tem tanto para ver, e pouco tempo.

Consumimos os mais variados alimentos que você possa imaginar. Desde as barras de cereais aos biscoitos club social, e da água mineral ao Iogurte. A alimentação é muito importante para que tudo ocorra bem com você, e claro com a sua viagem. É indispensável a hidratação, sobretudo, pela perda de líquidos durante as caminhadas, corridinhas, ou pelo simples fato de está muito quente – diga-se calor. Por isso, beber bastante água é a palavra de ordem.

Supermercados são lugares perfeitos para comprar comida, pois, o mochileiro pode encontrar um número bem maior de opções – diga-se até mais nutritiva e saudável – para comer ali mesmo, durante o percurso, ou para prepará-lo à noite. Quando estive em São Paulo fui fazer umas comprinhas no supermercado próximo – acho perto, mas, a quem o considere longe. Como o hotel em que ficamos não tinha lugar para cozinhar, escolhemos alimentos práticos e de rápido preparo. Geralmente, supermercados de grande porte – não excluo, os médios e pequenos – possuem alimentos no estilo fast food (comida rápida), então te sugiro a comprar pão de forma, queijo, mortadela, geleia ou algo do gênero, e para beber escolha suco de frutas naturais ou cítricas, procure também por iogurtes e todynhos. Se atente as promoções, elas sempre rolam, principalmente, quando a data de validade está próxima a vencer.

Coma muitas frutas – as mais variadas. Elas, certamente, te ajudarão a repor as vitaminas do corpo. Compre também verdura e vegetais, sempre seguindo a regra do quanto mais colorido seu prato ficar, melhor e mais saudável. Mochileiro prevenido nunca esquece do miojo, por isso, aproveite e complemente o seu jantar com salsicha, ovos, quitutes, etc. Com certeza, o seu miojo não será mais um simples – e sem graça – miojo!

Cuide da sua alimentação. Se preocupe com ela, porque, se houver descuidos… você poderá trocar os museus pelos hospitais.

Administrador e Editor Geral do conteúdo do Blog. Graduado em Letras com Inglês, formação técnica em Turismo e Hotelaria, com certificação internacional pela International Cultural Center (ICC); É apaixonado pelo aprendizado de línguas estrangeiras. Fala Inglês e Espanhol. Adora viajar de forma independente, mas, sem dispensar a companhia de sua companheira, e sua grande admiradora, a mãe!

Uma Resposta para “Mochileiro: Qual a sua alimentação?”